IBGE anuncia Censo Agropecuário 2017 em Itapoá

A partir do próximo dia 1º de outubro, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dá início à coleta de dados do Censo Agropecuário 2017. Trata-se da décima edição desse levantamento e a meta é recensear três estabelecimentos agropecuários por dia, em média. Para isso, o questionário que será aplicado foi simplificado.

Antes da coleta, a partir do dia 04 de setembro, terão início as contratações de pessoal temporário que estará envolvido na operação censitária.

Previamente a todo esse processo, às 14h00min desta quinta-feira, dia 24 de agosto, será instalada, em Itapoá, a Comissão Censitária de Geografia e Estatística. A intenção é dar transparência às ações empreendidas pelo IBGE no Município, promovendo o conhecimento da metodologia e das ações em campo, além de divulgar em engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados. Além disso, o Instituto também criará a Pesquisa Nacional de Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, qual irá a campo anualmente.

A partir do dia 1º de outubro, e ao longo de cinco meses, os recenseadores do IBGE visitarão mais ed 3,5 mil estabelecimentos agropecuários da região de Joinville, o que inclui além da própria Joinville e Itapoá, Garuva, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú. Serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego da irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas do segmento. Em Itapoá, devem ser recenseados em torno de 70 estabelecimentos agrários. “O importante papel da agricultura familiar na produção agropecuária do país será investigado mais uma vez. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018”, informa Odilon Maurício Walter, coordenador de Subárea de Joinville.

Corte no orçamento reduz número de contratos temporários

Com um corte superior a 50% no orçamento, o Censo Agropecuário de 2017 precisou realizar adaptações, como a redução do número de contratados temporários para essa operação. Em Itapoá, apenas 1 ACM (agente censitário municipal) fará o trabalho de recenseamento e para toda a região de Joinville, apenas quatro ACSs (agentes sensitários supervisores) serão contratados no total, estes ficarão lotados no município de Joinville. o total de agentes censitários para toda a região será de 12 profissionais. A redução no orçamento também foi uma das responsáveis pela simplificação do questionário original. Além disso, o prazo da coleta que inicialmente estava previsto para três meses, agora ocorrerá em cinco.

CMGEs (Comissões Municipais de Geografia e Estatística)

De acordo com o divulgado pelo próprio IBGE, neste momento, as ações preparatórias estão em ritmo acelerado para a realização deste grande levantamento Brasil afora. Dentre as ações primordiais para o sucesso dos Censos, incluem-se as parcerias com as autoridades e comunidades locais. Nesse sentido, o Instituto tem, historicamente, contado com a valiosa colaboração de diversas entidades municipais, expressa pela participação de representantes nas CMGEs (Comissões Municipais de Geografia e Estatística). Essas comissões são compostas, além de representantes dos poderes constituídos, de líderes comunitários, empresários e representantes de entidades do Município, que possam, de alguma forma, colaborar com os trabalhos censitários. O objetivo das CMGEs é dar transparência às ações empreendidas pelo Instituto no Município, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, além de divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados. “Pela dimensão da tarefa a ser realizada, é muito importante contar com apoio logístico e acompanhamento dos trabalhos por parte da sociedade local, o que pode contribuir para garantir a completa cobertura do território e para a qualidade das informações levantadas. Em um primeiro momento, essa Comissão estará particularmente dedicada aos trabalhos do Censo Agro 2017, mas é oportuno registrar, desde já, a intenção do IBGE de dar um caráter permanente às CMGEs, permitindo que a sociedade conheça e dê suporte às suas demais atividades e promovendo o uso das informações estatísticas, geocientíficas e ambientais, produzidas pelo IBGE, para aprimorar a gestão municipal. A primeira reunião, de instalação da CMGE, de Itapoá será no dia 24/08/2017 às 14h, na Casa da Cultura de Itapoá, localizada na Rua VII, esquina com a Rua II e com a Rua III”, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

FOTO: IBGE / Divulgação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook