Venda da Hamburg Sud para a Maersk é aprovada pelo CADE

De acordo com o divulgado pelo jornal de Economia “Valor Econômico”, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) autorizou a compra da transportadora marítima alemã Hamburg Süd pela Maersk, conglomerado dinamarquês que atua nos setores de transporte e energia.

Estados Unidos, União Europeia, Austrália, Costa Rica, Equador, Israel, Japão, México, Marrocos, Nova Zelândia, Paquistão, Suíça, Tunísia, Turquia e Ucrânia já aprovaram o negócio. Chille, China, Colômbia, Honduras, Paraguai, África do Sul e Corei do Sul ainda analisam.

Em relatório apresentado à superintendência geral do CADE, a Maersk explica que “a operação representa a combinação de duas empresas de transporte marítimo regular de contêineres com ofertas complementares em termos geográficos e de clientela, possibilitando a geração de eficiências de custos significativas”.

No entendimento do CADE, de todos os mercados em que as duas empresas operam, somente os de transporte marítimo regular de contêineres, movimentação de contêineres, manutenção e reparo de contêineres (Itapoá) e cabotagem demandaram uma análise mais aprofundada quanto à probabilidade de exercício do poder de mercado em decorrência do ato de concentração. Porém, a análise da rivalidade do mercado, rota a rota sob uma visão global, afastou essa hipótese.

IMAGEM: Reprodução / Youtube / Porto Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook