Vem aí, “Sua Majestade, o Violão”

O próximo e antepenúltimo espetáculo do projeto Concertos Matinais estende um tapete para a passagem do nobre e, ao mesmo tempo, popular instrumento chamado ‘Violão’. Esse concerto é o fechamento do projeto “Sua Majestade, o Violão” via lei Roaunet de incentivo fiscal, idealizado pela Escola de Música Tocando em Frente e patrocinado pelo Porto Itapoá. Ele contempla uma apresentação aberta ao público logo após visitar todas as escolas municipais de Itapoá. Domingo, dia 15 de outubro, às 10h00min, na Casa da Cultura de Itapoá, “Sua Majestade, o Violão” vai contar um pouco da história do Violão brasileiro, com peças dos precursores do violão de Concerto no Brasil, como Canhoto, Villa Lobos, Dilermando Reis, João Pernambuco, Baden Powel e Nicanor Teixeira. Sendo um concerto exaltando o instrumento mais tocado no mundo, teremos ainda a participação de um quarteto de violões das alunas da Escola de Música Tocando em Frente, interpretando um clássico do rock, no belíssimo arranjo para quatro violões do violonista Claudenor Fávero.  Para encerrar, o grupo de choro “Mistura Brasileira e Convidados” fecham o concerto, com o violão 7 cordas.

A comunidade do Pontal contará com um ônibus saindo da Acopof (Associação Comunitária do Pontal e da Figueira) às 09h00min, para que os moradores dessa região também possam prestigiar o evento.

“O concerto está imperdível! Contamos com a presença de todos”, convidam os organizadores.

Mais informações sobre os “Concertos Matinais” podem ser acessadas na página do Projeto no Facebook, disponível clicando aqui. Acesse, curta e fique por dentro.

Confira o programa da apresentação, que tem como tema, a “História dos Violonistas Brasileiros da Primeira metade do séc. XX”:

Abismo de Rosas – Américo Jacomino (Duo);
Olhos que choram – Nicanor Teixeira (Duo);
Magoado – Dilermando Reis (Duo);
Retrato Brasileiro – Baden Powell (solo);
Prelúdio n. 1 – Heitor Villa-Lobos (solo);
Gente Humilde – Garoto (Duo);
Sons de Carrilhões – João Teixeira Guimarães (João Pernambuco) (duo);
Brasileirinho – Waldir Azevedo (opcional) (Duo);
Participação especial do “Grupo Mistura Brasileira & Convidados” de Joinville.

Mutti

Mutti

Helmuth A. Kirinus é mestre em Filosofia pela UFPR, formado em gestão cultural e músico. Atualmente coordena 8 projetos via lei Rouanet de incentivo à cultura e 4 via Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura de Joinville. É professor de violão e coordenador da Escola de Música Tocando em Frente em Itapoá. Atua também como representante técnico do setor Comunicação e Cultura dos projetos do Ampliar pelo Porto Itapoá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook