Equipe Barra Futebol Clube ressurge e orgulha um bairro inteiro

“O despertar de um gigante”. É assim que a Diretoria do Barra Futebol Clube vê o momento da equipe no esporte itapoaense. Isso, porque após longos anos fora do futebol local e regional, o tradicional time voltou a brilhar e encantar sua exigente torcida.

Tendo como base, atletas e comissão técnica formada por moradores do bairro Barra do Saí, a equipe reiniciou os seus trabalhos há pouco mais de três anos, quando em junho de 2014, Veroni Ramos (atual presidente) percebeu que, naquela comunidade, existiam jogadores com potencial para formar uma equipe vencedora, seja na categoria livre, veterano ou feminina. “Certo disso, o primeiro desafio foi juntar esses jogadores já consagrados no futebol municipal, mas que defendiam outros clubes, para que viessem representar o time de seu bairro. Eles logo aceitaram o convite. Juntamos a juventude de destaque do bairro, como André e Matias Alves, à liderança de atletas experientes, como os zagueiros Givanildo, Dorival, Mateus Alves e Zégo, o lateral Andrei Neres, o meia Evandro Budal (Vando), os atacantes Fernando Santos e Denilton Costa, dentre outros grandes nomes da Barra do Saí. O time deu certo e veio em um crescente, ficando com o terceiro lugar em 2015, o vice-campeonato em 2016 e o obtendo o título municipal em 2017.

Veroni lembra que foi necessário vencer outro importante desafio. “Mudamos a imagem de time briguento e de encrenqueiros que a equipe havia sido taxada no passado, pois isso era um empecilho para o clube encontrar empresas parceiras e patrocínios para estampar o seu primeiro uniforme. Esse foi conseguido, graças a pequenos empresários, atletas
do próprio clube, tais como Fernando Vidros, Super Ar e Swell Academia”, conta o presidente.

Disposto a mudar a fama do time, Veroni Ramos adotou como filosofia de jogo, o “far play”, exigindo de seus atletas, o respeito mútuo entre eles, sua torcida, agremiações adversárias e arbitragem. Com esse espírito, independente do resultado no campo, os jogadores saíam das partidas com a cabeça erguida. “Com essa postura em prática, o Clube começou a cair no gosto da torcida, das empresas do Município e, até mesmo, de outros clubes e atletas, que adotaram o Barra Futebol Clube como seu segundo time do coração, pela lealdade que nossa equipe demostra em campo”, revela, orgulhoso, Veroni.

“Sinto-me realizado como presidente e como atleta dos veteranos, que também se sagrou campeão de 2017. Além disso, sou técnico da equipe feminina, que se encontra na luta pelo título municipal, atualmente nas quartas de final da competição”, comenta o presidente, que acumula múltiplas funções no Clube.

Aproveitando-se dessa fase da equipe e buscando valorizar os jovens talentos do bairro, o Barra Futebol Clube implantou, há dois meses, um projeto voltado às categorias de base sub-11, sub-13 e sub-15. Os jovens atletas são comandados por profissionais da área de Educação Física, como André Batata e Mateus Alves, que contam com a parceria da Escola Municipal Euclides Emídio da Silva, qual cedeu sua quadra de esportes para a prática esportiva. Esse projeto atende aproximadamente 35 crianças da própria comunidade e com idade entre 11 e 17 anos. A única exigência para que os alunos participem da ação é que não tenham notas vermelhas em seus boletins escolares.

“Para que esse trabalho seja completo, precisamos de mais incentivo ao esporte no Município. Dispomos de apenas um campo de futebol em condições de jogo. Estamos perdendo, por batalhas judiciais, o campo de Itapoá e o da Barra do Saí, que foi doado para a comunidade há mais de 65 anos. Temos que fazer algo e acabar com o descaso em nosso esporte. Daqui de nosso município, só não sai mais atletas campeões em diversas modalidades, como o surf, futebol, tênis de mesa, artes marciais, skate, vôlei, ciclismo, entre outras, por falta de apoio do Poder Público Municipal, Estadual e Federal”, considera Veroni.

“Para encerar, quero agradecer a Deus por me permitir viver tamanha realização; a todos os envolvidos nesta curta e vitoriosa caminhada, atletas, comissão técnica, familiares , torcida e empresários, que confiaram suas marcas e de suas empresas em nossa equipe; e ao amigo e conselheiro Miguel Minotto, que gentilmente nos cede as fotos dos jogos. Venha, você também, fazer parte da família Barra Futebol Clube”, completa o presidente do time, que deixa um telefone de contato aos interessados: (47) 99749-7038.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook