Sustentabilidade: Itapoá Saneamento investe em eco duchas e sacolas biodegradáveis

Os moradores de Itapoá e os turistas que escolheram ela como destino para passar o verão já têm mais um motivo para comemorar. A praia, agora, conta com as eco  duchas,  uma iniciativa  da  Itapoá  Saneamento  em  parceria  com  a Prefeitura Municipal de Itapoá para promover a sustentabilidade. As duchas estão localizadas em três pontos ao longo da praia. Quem está aproveitando o sol e o mar pode tomar uma ducha refrescante. O  funcionamento  consiste  na instalação  do  chuveiro  direto  na  areia, captação da água que existe no lençol freático, localizados logo abaixo, filtragem por meio de carvão e um pré-tratamento com cloro.

O mecanismo que bombeia a água é muito parecido com uma bomba de encher pneu de bicicleta e, em poucos segundos, o banhista tem água fresca. Essa é uma ação que se preocupa com o bem-estar da comunidade, mas principalmente com a preservação do meio ambiente. Não é uma água para ser consumida, mas através do tratamento feito pelo próprio equipamento, a água chega com 97 por cento menos salinidade e 99 por cento menos bactérias.  Além de ajudar na balneabilidade e economia da água potável.

O  lançamento  do  projeto  ocorreu  nesta  quinta-feira, dia 28 de dezembro,  e  atraiu  a atenção de muitos veranistas. Carlos Ostrovske é de São bento do Sul e veio passar as férias com a família. Ele aproveitou para tomar uma ducha e também para refrescar o pequeno Rhian de 1 ano e 3 meses. “Meu filho adorou. É mais prático trazer ele aqui e tirar a água do mar. Ele está sempre fresquinho além de se divertir muito”, conta.

Os veranistas Marcelo Mori e Maiara Yuki aproveitaram para curtir a praia com as sobrinhas Talita ,11, e Maria Luiza, 8. Eles também puderam saber mais sobre as funcionamento dos chuveiros “Nós gostamos bastante da iniciativa.  Muito  bom  saber  que  esses  chuveiros  são  ecológicos  e  não atrapalham no abastecimento de água para quem está ou mora na cidade”, diz Marcelo.

Há três anos, a paulista Marcia Soares escolhe Itapoá como destino certo para o verão. Para ela, foi uma surpresa. “Agora, fica mais fácil tomar uma ducha. Ficar aqui, está refrescante! O melhor, é saber que posso tomar várias duchas sem comprometer o meio ambiente”, comenta.

Além das duchas, sacolas biodegradáveis são distribuídas diariamente para ajudar na limpeza das praias, evitando o acúmulo de lixo na areia. De acordo com o diretor geral da Itapoá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, não se pode apenas recolher o lixo, é preciso ser sustentável. “Nós trabalhamos para o bem-estar da  comunidade,  mas  também  queremos  promover  a

conscientização e auxiliar na preservação da natureza. O turismo tem que trazer apenas benefícios para a cidade e seus moradores.  Mais do que falar sobre sustentabilidade é preciso praticar”, afirma.

Esse é o primeiro ano em que a Itapoá Saneamento e a Prefeitura promovem tal ação que dura até o dia 14 de janeiro e retorna no carnaval. O prefeito, Marlon Roberto Neuber, ressalta que essa ação promove maior liberdade de locomoção. “As pessoas podem tomar a ducha e, depois da praia, sair para almoçar, visitar o comércio ou passear pela cidade. Tudo isso sem alterar o abastecimento. Itapoá está muito bem preparada para este verão.”

Além dessas atividades, no dia 12 de janeiro, será realizado um evento voltado à  acessibilidade,  com  cadeiras  anfíbias,  caiaque  adaptado  e  cadeiras especiais  para  trilha.

Da Assessoria de Comunicação da Itapoá Saneamento, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook