Canal televisivo americano History Channel grava cenas de série de ufologia em Itapoá

Muitos não sabem ou não acreditam, mas alguns estudos ufológicos apontam um trecho da Estrada Cornelsen (que liga Guaratuba, no Paraná, a Itapoá) como de grande campo magnético, o que favorece experiências fora do comum, compreendidas por muitos como prováveis contatos extraterrestres.

Fabiana Murari de Freitas, que hoje mora em Portugal, mas costuma passar suas férias com a mãe, em Itapoá, resume uma experiência que teve em 2013. “Não posso dizer exatamente que foi com um OVNI, mas foi uma experiência diferente, que até agora não foi constatado exatamente o que ocorreu”. Ela e sua mãe voltavam de Guaratuba, pela Estrada Cornelsen, numa noite de super lua. Após cruzarem a ponte do rio Saí Guaçu, que marca a divisa entre Guaratuba/PR e Itaopá/SC, o carro apresentou uma pane muito estranha. “Os ponteiros começaram a girar, de frente para trás, de trás para frente, malucos. O farol se apagou. De repente, deu uma pane dentro do carro, no computador de bordo. Apagou tudo por dentro. O farol ficou aceso”, detalha Fabiana. Ela e sua mãe ficaram apavoradas, por não entender o que estava acontecendo. No local, não funciona a rede de celular, o que aumentou a aflição, já que não tinham como pedir socorro.

Chegando em casa, depois do susto, Fabiana foi ligar para o seu amigo, de onde tinha saído em Guaratuba e percebeu mais uma coisa que a deixou intrigada. “Reparei que houve uma perda de tempo, o que nós chamamos de ‘missing time’, de aproximadamente 20 ou 25 minutos”, explicou ela. Isso se deu, comparando o tempo normal do percurso e o período que ela e sua mãe demoraram para chegar em casa na ocasião. Fabiana ainda conta que já teve outras experiências no mesmo trecho, como ter avistado luzes estranhas na mata, por exemplo. “Sempre, a gente nota uma estranha neblina nessa estrada, em mudança de temperatura, sempre após a ponte. Constatamos que ali tem um campo magnético muito grande”, comenta.

A história, primeiramente, chamou a atenção da Revista UFO, de Curitiba, que é especializada em ufologia e referência do assunto no Brasil. A partir da publicação na UFO, o canal televisivo americano History Channel, que atualmente grava uma série sobre o assunto, decidiu visitar Itapoá para gravar algumas cenas sobre o tema.

Quem dá mais detalhes dessa visita é o analista de sistema, astrônomo amador e ufólogo Luiz Prestes Junior. “O contato [da History Channel] surgiu em junho de 2017, devido ao Caso Cornelsen, pesquisado pelo GPUSC (Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina), que estuda os fenômenos estranhos que ocorrem na rodovia Cornelsen e região. A pesquisa foi publicada no site do GPUSC e na Revista UFO, principal revista sobre ufologia do Brasil”.

No final de junho do ano passado, a equipe do History Channel esteve em Itapoá pela primeira vez, ocasião em que ficaram por dois dias e conversaram com Luiz Prestes Junior sobre o GPUSC e o Caso Cornelsen, além de conhecer a Cidade. E, então, voltaram e se hospedaram em Itapoá do último dia 22 a 26 de janeiro com uma equipe de dez pessoas, gravando por quatro dias. Essas gravações foram realizadas em Itapema do Norte, Pontal e Barra do Saí (onde fica a Estrada Cornelsen). Câmeras em resolução 4K e imagens aéreas capturadas por drones foram utilizadas e as principais testemunhas do caso foram entrevistadas.

“Nas duas estadias, a equipe do canal History contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Itapoá, que forneceu autorizações para gravação das locações pela Cidade, já que o canal History somente capta imagens se as mesmas tiverem autorização prévia assinada. A equipe gostou muito da cidade, tomaram banho de mar, aproveitaram a noite de Itapoá, e o feedback deles foi muito positivo.

Sobre o material produzido, a equipe americana comentou com os entrevistados, que ele fará parte do primeiro programa sobre ufologia totalmente brasileiro do canal e irá passar na grade mundial do History Channel. O programa se chama “Na estrada com OVNIs” e apresentará os principais “hot points” ufológicos do Brasil. “Além do caso Cornelsen, será apresentado o caso sobre o Chupa-Cabras, ET de Varginha, Crop Circles em Santa Catarina e Paraná, Operação Prato e outros. A estreia do programa está prevista para agosto de 2018”, conclui Luiz.

Do jornal impresso Itapoá Notícias.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

2 comentários em “Canal televisivo americano History Channel grava cenas de série de ufologia em Itapoá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook