Murillo Barbosa, César Borges e Patrício Júnior.
O gabinete do Ministério da SEP (Secretaria Especial de Portos), em Brasília (DF), foi sede nesta terça-feira, dia 07 de outubro, de reunião entre representantes da ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados) e o ministro da Pasta, César Borges. Entre os temas debatidos, estavam questões jurídicas envolvendo a atividade portuária no Brasil, problemas de infraestrutura multimodal, poligonais, dragagens e investimentos previstos para o setor.
Murillo Barbosa, presidente executivo da ATP, falou da importância dos portos para a economia nacional, destacando a participação crescente dos terminais portuários privados no que diz respeito à movimentação da produção do País, do minério de ferro à variedade presente nas cargas de contêineres.
O ministro César Borges, por sua vez, frisou a relevância da ATP em relação aos projetos de investimento em infraestrutura. Para ele, a aproximação da SEP com a Associação é de suma importância para que o Governo Federal possa conhecer as necessidades do setor portuário.
O presidente do Porto Itapoá e vice-presidente do Conselho da ATP, Patrício Júnior, destacou a importância de se investir na dragagem dos acessos aos portos brasileiros. Ele considera fundamental a atuação de todos os governos, seja nas esferas federal ou estadual, por intermédio do SEP, de forma a buscar soluções para a aplicação adequada dos recursos voltados a investimentos em dragagem. “São bilhões de reais que deixam de ser movimentos na economia brasileira em função das restrições de calado nos acessos aos portos”, comentou Patrício, indicando que o tema não só inviabiliza a operação dos portos, como afeta consideravelmente a economia.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, Murillo Barbosa, presidente da ATP, destacou que “quanto mais adiarmos os investimentos em infraestrutura, mais longe o Brasil ficará dos grandes navios que já estão operando mundo afora, e menos riquezas serão geradas no próprio País”.
O ministro César Borges explicou que a SEP trabalha para superar os problemas e apontar soluções viáveis, visando a garantia do desenvolvimento do setor portuário e o, consequente, crescimento econômico do Brasil.
CRÉDITOS DA FOTO: Divulgação/ATP.
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