Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Estado, com 366,6 mil TEUs movimentados
Os portos de Santa Catarina seguem se consolidando como protagonistas logísticos no cenário nacional. No primeiro trimestre de 2025, o estado registrou uma movimentação de 16 milhões de toneladas de cargas, o que representa um crescimento de 5,56% em relação ao mesmo período do ano passado (2024). O desempenho é ainda mais expressivo quando comparado ao panorama nacional: no Brasil, a movimentação portuária teve queda de 1,92%, totalizando 55 milhões de toneladas no mesmo intervalo.
Os dados foram levantados pela Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) do Governo de Santa Catarina, com base nas informações divulgadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Destaque para os contêineres
O crescimento mais significativo foi observado na movimentação de contêineres. Santa Catarina registrou um aumento de 20,02% neste segmento, totalizando 7,7 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e março de 2025. No mesmo período, a média nacional foi de 9,45% (38,9 milhões de toneladas). Os portos catarinenses responderam por quase 20% de toda a movimentação de contêineres do país, com um total de 718,4 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados – uma alta de 22,28% frente ao mesmo trimestre de 2024.
No ranking da movimentação de contêineres, o Porto Itapoá lidera em Santa Catarina com 366,6 mil TEUs, seguido pela Portonave, em Navegantes, com 263,6 mil TEUs. Em seguida aparecem os portos de Itajaí (58,5 mil TEUs) e Imbituba (29,5 mil TEUs).
Porto Itapoá consolida liderança
Além de liderar em contêineres, o Porto Itapoá também figura entre os portos catarinenses com maior movimentação total de cargas, com 4 milhões de toneladas registradas no primeiro trimestre, ficando atrás apenas do Porto de São Francisco do Sul, que movimentou 4,2 milhões de toneladas, em grande parte de cargas a granel.
A eficiência e os investimentos recentes contribuem para o desempenho. O Porto Itapoá concluiu, em abril de 2024, importantes obras de expansão e modernização em sua estrutura logística, o que vem possibilitando a ampliação de sua capacidade operacional.
Obras e desafios logísticos
Mesmo com obras em andamento no porto da Portonave, em Navegantes – o que impôs restrições operacionais – os terminais catarinenses demonstraram capacidade de manter e até ampliar a produtividade. O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Estado, Beto Martins, destaca o esforço conjunto da gestão estadual e da iniciativa privada: “esse desempenho dos portos catarinenses, especialmente no setor de contêineres, é muito significativo, pois atravessamos um momento de obras em Navegantes e, portanto, restrições em nossa capacidade. Mas com muito trabalho e eficiência logística, os portos estão conseguindo atender as demandas e manter a produtividade.”
Um setor em expansão
O desempenho do setor portuário catarinense não é obra do acaso. Investimentos constantes em infraestrutura, modernização de equipamentos e políticas de gestão focadas em eficiência e agilidade têm consolidado o estado como um hub logístico de referência nacional. Com projeções otimistas e a ampliação da capacidade operacional em curso, a expectativa é de que os portos de Santa Catarina mantenham o ritmo de crescimento ao longo de 2025, contribuindo significativamente para a economia estadual e nacional
FOTO: Roberto Zacarias/SECOM-SC.
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