Na noite do dia 16 de junho de 2011, o navio Cap San Lorenzo, do armador Aliança Navegação e Logística, chegou ao terminal portuário itapoaense. Operando em serviço de cabotagem (navegação costeira que movimenta cargas entre portos de um mesmo país ou região), a embarcação deu início às operações do Porto. O atual presidente do terminal portuário (à época, diretor comercial do empreendimento) Patrício Júnior, explicou o significado daquele momento para a Cidade. “Este fato torna Itapoá parte da história da logística do Brasil. A partir de agora, está incluída entre as principais rotas marítimas do mundo”.
De lá para cá, foram quatro anos de muito trabalho e destaque no cenário nacional. Matérias sobre a eficiência do terminal portuário foram publicadas nos principais veículos de comunicação do País. O ano passado (2014) foi de muitas conquistas para o Porto Itapoá, que foi escolhido o número 1 do Brasil em pesquisa realizada pelo Instituto ILOS e divulgada pelo jornal “O Estado de São Paulo”. O resultado teve repercussão em diversos veículos de circulação nacional e regional. Também em 2014, uma pesquisa realizada pelo “Valor Econômico” e o “Instituto Aon Hewitt” destacou a Gestão de Pessoas do Porto Itapoá, que foi o único terminal portuário do Brasil a figurar entre os melhores nesse quesito.
A tendência, agora, é o Porto Itapoá seguir se destacando, ainda mais. No final de 2014, a SEP (Secretaria dos Portos) do Governo Federal autorizou a expansão e adequação do Terminal, prevendo a ampliação do piér e pátio. O projeto prevê o aumento do cais, dos atuais 630 para 1.209,38 metros de comprimento. Além disso, a retroárea também será ampliada e o terreno integral do Porto totalizará 484.129,72 m². Essa estrutura possibilitará, ao terminal portuário, a movimentação de aproximadamente 2 milhões de TEU’s por ano. Hoje, essa capacidade é quatro vezes menor, de 500 mil TEUs/ano. Em 2013 e 2014, a movimentação já ultrapassou a marca dos 450 mil TEUs movimentados em cada ano. O valor global de investimento previsto é de R$ 488 milhões.
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