Por volta das 18h00min dessa sexta-feira, dia 19 de junho, em Tubarão, Sul do Estado, um jovem de 18 anos salvou a vida de uma criança vítima de afogamento por objeto estranho. O acidente ocorreu em uma lanchonete no Centro da Cidade e o rapaz usou os ensinamentos que aprendeu no CBAE (Curso Básico de Atendimento a Emergências) do Corpo de Bombeiros Militar para realizar o salvamento.
Os pais do bebê de aproximadamente dois anos de idade lanchavam no local quando a criança teve suas vias aéreas obstruídas pela ingestão de um objeto estranho, provavelmente, o plástico que envolve o canudo (canudinho) de bebida. Surpreendido, o casal não sabia como lidar com a situação e pediu socorro.
Rapidamente, Vítor Souza, que é atendente na lanchonete, notou do que se tratava e correu para socorrer a criança. A mãe, desesperada, entregou a ele o bebê. Com calma, Vítor aplicou o procedimento de tapotagem, aprendido recentemente com o Corpo de Bombeiros, através do CBAE. Dessa forma, conseguiu desobstruir as vias aéreas da criança, fazendo-a voltar a respirar sem dificuldades, para o alívio de todos.
O Curso Básico de Atendimento a Emergências recém-concluído por Vítor é disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina todos os anos nos quartéis espalhados pelo Estado (inclusive em Itapoá) com o objetivo de capacitar os integrantes da comunidade na ação de primeira resposta a acidentes e princípios de incêndio.
“Salvar vidas é uma sensação magnífica. Pode ter certeza de que eu fiquei mais feliz do que a mãe da vítima” disse Vítor se referindo ao salvamento que, segundo ele, não foi o primeiro. Antes, já teria socorrido uma pessoa prestes a se tornar vítima de afogamento em uma cachoeira e auxiliado uma vítima de hemorragia severa antes da chegada dos socorristas.
Todo esse envolvimento dele de resultar em um novo bombeiro para a Cidade, pois o rapaz pretende se inscrever no CAAE (Curso Avançado de Atendimento a Emergências), segunda etapa da capacitação oferecida pelo Corpo de Bombeiros à população, tornando-se bombeiro comunitário ainda este ano (2015), passando a atuar voluntariamente ao lado dos bombeiros militares no atendimento à comunidade de Tubarão. E não deve parar por aí, pois o jovem espera concluir o Ensino Superior para poder prestar concurso público de ingresso no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, de forma a continuar salvando vidas alheias.
A ação de Vítor na lanchonete foi gravada pelo sistema de videomonitoramento do estabelecimento e está disponível abaixo, juntamente com os comentários dele sobre a ocorrência. Confira:
Confira, na íntegra, as dicas do Corpo de Bombeiros para casos semelhantes a esse:
Tapotagem (como agir em casos de afogamento com leite ou alimentos) – OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho):
1 – Colocar o bebê de bruços sobre um dos braços;
2 – Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;
3 – As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;
4 – Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;
5 – Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;
6 – O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz.
A Prefeitura Municipal de Itapoá divulgou nesta semana dois editais de processos seletivos públicos para…
USUCAPIÃO Nº 5000885-56.2024.8.24.0126/SC AUTOR: JOSE ANTONIO DA SILVA RÉU: ALVACIR JOSÉ WENDT EDITAL Nº…
Polícia Civil e Militar atuaram em conjunto para elucidar crime ocorrido no dia 11 de…
Projeto integra o Programa Porto para Todos e oferece oportunidades reais de crescimento profissional O…
Uma mulher de 60 anos de idade foi encontrada morta no banheiro de sua residência…
Faz saber a tantos quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi protocolado…
This website uses cookies.