A espera, por Thiago Gusso

E lá se foram cinco meses de nova gestão municipal em Itapoá. Iniciando o sexto mês, no qual se atingirá a marca de 1/8 (12,5%) do mandato atual vencido, há pouco o que se destacar positivamente em termos de ações do Governo atual. A crise econômica pela qual passa o País talvez seja o principal entrave para a chegada do desenvolvimento prometido.

A verdade é que a população acreditou em um projeto que, independentemente de uma boa justificativa ou não, ainda está longe de acontecer. Pior do que isso, sequer dá indícios de que caminha em direção ao Plano de Governo anunciado com tanto entusiamo em 2016.

Ruas em péssimo estado de conservação, atendimentos médicos em número insuficiente à demanda da Cidade, falta de remédios nas farmácias municipais e prédios escolares com grandes infiltrações são algumas das recorrentes reclamações de munícipes que recebemos, seja pelos meios de contato do site Tribuna de Itapoá, seja pelo jornal impresso Itapoá Notícias.

Vejam bem: não quero, aqui, em poucas linhas e transcorridos apenas cinco meses de gestão, colocar em dúvida todo um planejamento elaborado por meses ou, quem sabe, anos. Mas é preciso expor a clara impressão de que algo não saiu como a população esperava e muito provavelmente nem como o Governo previa.

Paciência é necessária, sim, mas ela tem diferentes níveis de suportabilidade. Uma pessoa que não consegue chegar com o seu carro em casa devido a um alagamento deixa de ter a paciência daquela que acaba de ser contemplada com o ensaibramento da sua rua. Isso é normal. Porém, as regras têm virado exceções e cada vez mais se multiplicam as reclamações, sejam as recebidas por nossos meios de contato, sejam as divulgadas publicamente nas redes sociais que contemplam os assuntos da nossa Cidade. A resposta da Prefeitura aos apelos da população não vêm na mesma velocidade, mas é possível ver e acreditar em melhoras, como no contato com os meios de comunicação, levando em consideração o anúncio de um assessor de imprensa, que aparentemente veio com bastante gás para divulgar com mais afinco os trabalhos realizados pelo Poder Executivo Municipal.

Redes sociais como o Facebook, por exemplo, são hoje, a melhor ou uma das melhores ferramentas para medir a satisfação de um determinado público. O alto número de comentários criticando as postagens publicitárias da Prefeitura de Itapoá soam, para mim, como algo a ser visto com bastante atenção pelo Poder Executivo, que precisa rever algumas de suas políticas, de forma a tentar mostrar com mais clareza, onde os trabalhos que divulga estão sendo realizados. Há a clara impressão da existência de localidades privilegiadas e outras abandonadas. A ausência de transparência com a divulgação dos critérios adotados para a realização dos serviços públicos aumenta o número de pessoas desapontadas.

É preciso dizer que ainda existem, do outro lado, aqueles que acreditam nesse governo, seja porque estão observando mudanças efetivas ao seu redor, seja porque depositaram a sua confiança nesta gestão e ainda acreditam que ela tem condições de cumprir com as promessas de campanha, que contemplam um belo projeto para Itapoá, sem dúvida nenhuma.

Do lado de cá ou do lado de lá, a expectativa é sempre de que as coisas melhorem.

Porém, o tempo é curto e a espera já está longa!

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook