Rede Municipal de Ensino de Itapoá receberá projeto Sarau nas Escolas

Foto: Adriano Maio.
Foto: Adriano Maio.

Tendo, como proposta, a apresentação de música instrumental de qualidade, de forma divertida e contextualizada, o projeto Sarau nas Escolas levará música ao vivo para as escolas municipais de Itapoá a partir do próximo dia 09 de março, quando a programação terá início, na Escola João Monteiro Cabral (bairro Pontal). No total, estão previstas 14 apresentações a serem realizadas em 07 escolas. Dessa forma, pretende-se atingir um público estimado de mais de 1,4 mil crianças da faixa etária de 07 a 10 anos. A programação segue no dia 10 de março, na Escola Claiton Almir Hermes (São José).

As apresentações são iniciativa da Escola de Música Tocando em Frente em parceria com o Sarau# Trio. Viabilizado pela lei Rouanet, o projeto conta com o patrocínio do Porto Itapoá e da rede de farmácias Farma Total.

Trata-se da segunda edição do Projeto Sarau nas Escolas, que já foi executado, entre 2014 e 2015, nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville, onde atingiu 700 estudantes.

Os músicos Marisa Toledo (piano), Cláudio Moraes (sax e flauta) e Rafael Vieira (percussão) tocam ao vivo para a criançada, vestidos com figurinos exclusivos assinados pela artista Caren Negrell. Eles realizam uma performance cênica ilustrada com material visual feito exclusivamente para passar, de forma leve e atraente, informações sobre as músicas que estão sendo ouvidas.

Assim, o grupo pretende despertar o interesse da criança para a música instrumental, de forma a contribuir com a formação dela. “Como músicos e professores, cremos que o envolvimento consciente do cidadão com a música brasileira é necessário para o entendimento da nossa cultura e para a formação de pessoas mais humanas e solidárias. Isso, porque, a música brasileira, ensinada aos jovens brasileiros, proporciona o autorreconhecimento como indivíduo”, ressalta a pianista Marisa Toledo.

Em Itapoá, o projeto já foi demonstrado no final do ano passado (2015), com a apresentação da Noite Cultural promovida pelo Porto Itapoá, a qual contou com a Orquestra Prelúdio, de Joinville, e o Coral Vozes da Babitonga, de Itapoá, além do próprio Sarau. Esse evento foi aberto ao público.

As apresentações nas escolas, por sua vez, estão sendo programadas exclusivamente para os estudantes da rede pública de ensino.

Confira um pouco mais do perfil dos músicos que integram o Sarau, divulgado pela Assessoria de Imprensa do Trio:

Cláudio Moraes – flauta transversa e saxofones
Saxofonista diplomado pela Escola de Jazz de Montreux (Suíça 1993-2000). Participou de turnê pelo Estado de Santa Catarina com o artista Juca Chaves (2003). Integrou a Tem Tutano – Banda de Rua (2005 e 2006), integrou o grupo Pé de Crioula, a convite da cantora Ana Paula da Silva num projeto didático musical de samba e choro em Joinville/SC (2007). Fundador e instrumentista do AQUELETRIO – Música Instrumental de 2005 a 2012, com destaque para os shows no Teatro da Reitoria da UFPR (Curitiba/PR), no Yucatán.Co de São Bento do Sul/SC (Café.com Espresso Musical – 2ª edição) e a abertura do Joinville Jazz Festival – 5ª edição, em Joinville/SC (2007). Formou e integrou o grupo de choro Chá de Cevada (2007). Fez a abertura do Joinville Jazz Festival – 6ª edição, com o grupo de jazz instrumental Em Cima da Hora. Em 2012 participou da gravação do DVD Seu Brasilino, de Dentinho Arueira e compôs a trilha sonora do curta  “Uma Escada Para João”. Foi diretor artístico da Joinville Jazz Big Band e participou dos Projetos Acústico no Museu, que apresentou os Saraus Brasileiros no Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville de 2012 a 2014, e Sarau nas Escolas (ambos pelo SIMDEC).
Atualmente é professor concursado na Escola de Música Villa- Lobos (Joinville/SC), integrante do Quarteto Araçá – Música Instrumental Brasileira e bacharelando no curso superior de saxofone da UNIVALI.

Marisa Toledo – piano
É pianista diplomada com aperfeiçoamento pelo Conservatório de Música Profa Vany Knoll em 1992, graduada em Pedagogia (1999 – ACE, Joinville/SC), com especialização em Música Popular Brasileira pela FAP/PR (2005-2006). Representante brasileira no Encontro Internacional de Músicos em Langenhagen, em 1989. Pianista com larga experiência no ensino do piano, teoria musical, musicalização infantil, acompanhamento de corais e cantores de câmara (desde 1990). Foi ainda pianista da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (2000-2003), diretora e professora do Art & Som – Centro Livre de Artes Integradas (2004) e coordenadora da Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura entre 2009 e 2011. Pianista e vocalista do AQUELETRIO – Música Instrumental (2005 a 2007). Produziu o Songbook Crioula – Ana Paula da Silva (2012). Integrou o Conjunto de flautas Doces Compassolivre de 1998 a 2013 como pianista.

Participou dos Projetos Acústico no Museu, que apresentou os Saraus Brasileiros no Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville de 2012 a 2014, e Sarau nas Escolas (ambos pelo SIMDEC). Em 2014 também produziu o CD Soprando Baixo e o curso de Musibraille, també, com incentivo com incentivo do SIMDEC.

Atualmente é professora de piano popular na Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr. de Joinville e pianista do Coral Luterano Apóstolos- Martin Luther.

Rafael Vieira – percussão
Estudou bateria com André Steuernagel, Adriano Cidral, Mauro Uhlig, Mario Jr., Rodrigo Paiva, Mauro Borghezan e Endrigo Bettega e participou de ofcinas e master classes na área de bateria e produção musical com grandes nomes do cenário musical brasileiro.
Participou de gravações do CD do americano Rex Johnson (quando tinha apenas 15 anos), e ainda dos CDs dos grupos Os Depira, Circus Musicalis, Banda Dona Chica, Dudu Godoi, DVD Grupo de Percussão de Itajaí entre outros. Foi produtor de bateria no disco “Posso Ser o Autor?” (Fevereiro da Silva – 2011), assistente de gravação no disco  “Música Universal” (Reino Fungi – 2011), gravou a trilha do curta Uma Escada para João (2012), foi assistente de mixagem e edição no disco Dona Chica (2012) e tem realizado trabalhos de gravação como baterista em estúdios de Joinville, Curitiba, Itajaí e Florianópolis. Participou ainda da Orquestra da Sociesc, projeto Espaço da Criança, Força Jovem, Green Belly, Sultana e foi músico de apoio do bluseiro Celso Blues Boy.
Desde 2013 integra os Sarau# Trio. É professor de Bateria na escola de música Villa-Lobos desde 2009. Concluiu o curso de bateria pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí em 2012 e atualmente cursa Bacharelado em Bateria na UNIVALI.

Para mais informações, os contatos do grupo são:

Marisa Toledo
Diretora Artística
marisa.toledo@gmail.com
http://sarausbrasileiros.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/SarausBrasileiros
(47) 3028-1114 / 9994-2984

Helmuth Kirinus
Administrador do Projeto
helmuthkirinus@gmail.com
(47) 9740-8816

Maria Cristina Dias
Assessoria de Imprensa
mariacristinadias1@gmail.com
(47) 3453-2351 / 8401-2521

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook