Há cerca de sete meses, desde o último dia 14 de junho (2017), quando bandidos arrombaram os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil em Itapoá, utilizando-se de explosivos e causando um grande estrago na estrutura predial, o local não retomou as atividades que envolvem dinheiro em espécie. Os correntistas do BB de Itapoá acreditavam que logo os serviços seriam restabelecidos, mas isso acabou não se confirmando após transcorrer todo o segundo semestre de 2017. Com a chegada da temporada de verão, não só os correntistas locais sofrem com o problema, mas os clientes do Banco do Brasil de todos os cantos, que vêm visitar Itapoá contando com o integral funcionamento dos únicos caixas eletrônicos disponíveis pelo BB na Cidade, que são justamente os da própria agência (agora, operando somente no horário de expediente bancário e sem dinheiro). Com isso, os comerciantes locais também sofrem. “Inúmeros clientes do meu estabelecimento [comercial] comentam que precisam ir até Guaratuba, a fim de sacar valores e acabam consumindo nessa cidade. Estamos ‘expulsando’ nossos turistas para outras cidades. O problema não é somente o BB, mas também a falta de um caixa eletrônico 24h”, relata a empresária France Hablich.
Em uma consulta realizada pela página do jornal Itapoá Notícias no Facebook, quase todas as pessoas que se posicionaram mostraram-se insatisfeitas com essa situação.
A uma consulta formal da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itapoá, a Superintendência do Banco do Brasil de Joinville, respondeu que as obras de reforma da agência de Itapoá tiveram início no último dia 20 de dezembro (portanto, passados mais de seis meses da explosão) e têm previsão de serem concluídas até o dia 25 de janeiro.
Os clientes são orientados a procurarem a agência dos Correios para o atendimento dos serviços que não podem ser realizados na agência. Todavia, os correntistas consultados pela reportagem consideram a infraestrutura do Correios local insuficiente. “Sou aposentada e me sinto humilhada por ter que ficar uma hora e 40 minutos na fila dos Correios para receber meu salário. Não tenho alternativa, já que sem o banco e sem caixa eletrônico, sou obrigada à fila dos Correios. Em breve, vou mudar de banco. Não dá mais”, desabafa Margareth Silva Gonçalves.
O jornal impresso Itapoá Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil e obteve uma resposta nada animadora. Em resumo, o BB alega que os bancos estão sendo alvo de ações criminosas em todo o País e que a recomposição estrutural dos pontos de atendimento é um processo oneroso, entre outras coisas por causa dos requisitos legais. “A agência do Banco do Brasil de Itapoá (SC) conta com histórico recorrente de ações criminosas. No evento mais recente, o ataque, com utilização de explosivos, provocou, além da perda financeira, danos estruturais que interromperam o funcionamento da dependência no Município. Após análise técnica para estudo da viabilidade da manutenção da agência, o processo de recomposição está em andamento. Devido aos danos sofridos, o atendimento da dependência está sendo realizado de forma contingencial (apenas negocial). A previsão de conclusão das obras é para junho deste ano”, alega o Banco.
Dessa forma, constata-se que a situação está bastante indefinida. Até mesmo a Superintendência do BB em Joinville (na resposta à CDL Itapoá) e a Assessoria de Imprensa Geral do Banco (na resposta ao Itapoá Notícias) divergem, e bastante, quanto à data de conclusão das obras, sendo que a primeira aponta para o próximo dia 25 de janeiro, enquanto a segunda, somente para o mês de junho deste ano (2018).
Do Jornal Itapoá Notícias.
Moradores e empresários do bairro Mina Velha relatam prejuízos e insegurança diante da precariedade na…
Rede de exploração sexual de crianças e adolescentes desmantelada no Litoral do PR e de…
Um grave acidente de trânsito ocorrido na noite dessa quarta-feira, dia 14 de maio, por…
Investigação nacional mira grupo criminoso que utilizava alteração facial para burlar autenticação biométrica e acessar…
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Estado, com 366,6 mil TEUs movimentados Os portos…
Até o momento, investigações não apontam envolvimento direto do parlamentar nos disparos; um homem foi…
This website uses cookies.