FOTO: Prefeitura de Itapoá / Divulgação.
Com investimentos de R$ 60 milhões, a obra inicia em janeiro e será um avanço no saneamento básico no município
Nesta terça-feira, dia 20 de dezembro, a Prefeitura de Itapoá obteve a Licença Ambiental de Instalação (LAI) que autoriza a construção do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário, incluindo a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), as elevatórias e a rede coletora. A licença de instalação foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) e a construção de todo sistema será realizada pela empresa Itapoá Saneamento. Com investimentos de R$ 60 milhões, a obra está programada para iniciar em janeiro no mesmo terreno onde hoje está a Estação de Tratamento de Água (ETA), no Jardim da Barra.
No local, será instalado o sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário que vai tratar os efluentes residenciais e comerciais. Para o prefeito Jeferson Garcia, a construção da ETE é um marco do município, pois vai promover as instalações e os avanços necessários no âmbito do esgotamento sanitário, de acordo com a lei que versa sobre o Marco Legal do Saneamento Básico. “Um grande passo para o desenvolvimento de Itapoá, que vai viabilizar o acesso de moradores e empreendedores ao saneamento básico, fazendo com que tenhamos um sistema de esgoto sanitário à altura do que nossa cidade merece”, afirma o prefeito.
De acordo com Rafael Brito, secretário municipal de Meio Ambiente de Itapoá, assim que as instalações da rede coletora e da ETE forem finalizadas, todas as casas e edificações que tiverem o ramal de ligação em frente ao imóvel deverão conectar o sistema de tratamento de esgoto na rede pública e abolir as fossas. “Dessa forma, o município ganha em balneabilidade, qualidade ambiental e saúde pública”, complementa Brito.
Em breve, a Prefeitura deve elaborar um plano de comunicação em parceria com a Itapoá Saneamento para informar aos cidadãos sobre as datas para fazer a conexão do sistema de tratamento individual na rede coletora. De acordo com o cronograma previsto no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a previsão é de que a Itapoá Saneamento finalize a construção da ETE e da rede coletora (Fase 1 – SES Centro) em até oito meses.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Uma mulher de 60 anos de idade foi encontrada morta no banheiro de sua residência…
Faz saber a tantos quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi protocolado…
Terminal atinge a 2ª colocação nacional no 1º trimestre de 2025 e firma parcerias estratégicas…
Recomendação emitida em Concórdia segue entendimento do STJ e é acatada por prefeitos da região;…
Sete mandados foram cumpridos; dois homens foram presos em flagrante e diversas drogas apreendidas Na…
USUCAPIÃO Nº 5003005-72.2024.8.24.0126/SC AUTOR: SANDRA APARECIDA SAMEK SEHENEM AUTOR: JAIRO ALBERTO SEHENEM RÉU: MANSUETO SERAFINI…
This website uses cookies.
View Comments
Excelente notícia.
Parabéns , prefeito e os envolvidos nesta conquista, Itapoá cada vez melhor.
É um grande acontecimento em Itapoa, para os cidadoes que vivem aqui no meio da água.
Uma cidade com grande potencial mais com fracos governantes e fracas ideas, espero de coração que esses 60 milhões sejam destinados realmente al tratamento.
Acordem povo de Itapoá estão roubando o futuro dos seus filhos.
Muito bom
Deus queira que seja verdade essa notícia. Acho horrível ter fossa em casa.