Itapoá obtém Licença Ambiental de Instalação para Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto

Com investimentos de R$ 60 milhões, a obra inicia em janeiro e será um avanço no saneamento básico no município

Nesta terça-feira, dia 20 de dezembro, a Prefeitura de Itapoá obteve a Licença Ambiental de Instalação (LAI) que autoriza a construção do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário, incluindo a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), as elevatórias e a rede coletora. A licença de instalação foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) e a construção de todo sistema será realizada pela empresa Itapoá Saneamento. Com investimentos de R$ 60 milhões, a obra está programada para iniciar em janeiro no mesmo terreno onde hoje está a Estação de Tratamento de Água (ETA), no Jardim da Barra.

No local, será instalado o sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário que vai tratar os efluentes residenciais e comerciais. Para o prefeito Jeferson Garcia, a construção da ETE é um marco do município, pois vai promover as instalações e os avanços necessários no âmbito do esgotamento sanitário, de acordo com a lei que versa sobre o Marco Legal do Saneamento Básico. “Um grande passo para o desenvolvimento de Itapoá, que vai viabilizar o acesso de moradores e empreendedores ao saneamento básico, fazendo com que tenhamos um sistema de esgoto sanitário à altura do que nossa cidade merece”, afirma o prefeito.

De acordo com Rafael Brito, secretário municipal de Meio Ambiente de Itapoá, assim que as instalações da rede coletora e da ETE forem finalizadas, todas as casas e edificações que tiverem o ramal de ligação em frente ao imóvel deverão conectar o sistema de tratamento de esgoto na rede pública e abolir as fossas. “Dessa forma, o município ganha em balneabilidade, qualidade ambiental e saúde pública”, complementa Brito.

Em breve, a Prefeitura deve elaborar um plano de comunicação em parceria com a Itapoá Saneamento para informar aos cidadãos sobre as datas para fazer a conexão do sistema de tratamento individual na rede coletora. De acordo com o cronograma previsto no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a previsão é de que a Itapoá Saneamento finalize a construção da ETE e da rede coletora (Fase 1 – SES Centro) em até oito meses.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

5 comentários em “Itapoá obtém Licença Ambiental de Instalação para Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto

  • Avatar
    9 de janeiro de 2023 em 14:44
    Permalink

    Excelente notícia.

    Resposta
  • Avatar
    27 de dezembro de 2022 em 19:57
    Permalink

    Parabéns , prefeito e os envolvidos nesta conquista, Itapoá cada vez melhor.

    Resposta
  • Avatar
    22 de dezembro de 2022 em 19:21
    Permalink

    É um grande acontecimento em Itapoa, para os cidadoes que vivem aqui no meio da água.
    Uma cidade com grande potencial mais com fracos governantes e fracas ideas, espero de coração que esses 60 milhões sejam destinados realmente al tratamento.
    Acordem povo de Itapoá estão roubando o futuro dos seus filhos.

    Resposta
  • Avatar
    20 de dezembro de 2022 em 22:30
    Permalink

    Deus queira que seja verdade essa notícia. Acho horrível ter fossa em casa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook