Bandeira lilás indica presença de água-viva nas praias de Santa Catarina

Uma nova sinalização foi implementada nas praias de SC: a bandeira lilás, que indica a presença de águas-vivas no mar. Com o desenho do animal, essa sinalização faz parte do padrão da Federação Internacional de Salvamento. Sua criação é baseada na incidência de águas-vivas em diversos pontos do Litoral de Santa Catarina. “Se as pessoas perceberem a bandeira lilás hasteada, o aconselhável é não entrar na água”, diz o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Onir Mocellin. O maior perigo é o veneno das chamadas Caravelas, a espécie mais perigosa, segundo…

Read More

Polícia Ambiental orienta para os cuidados com os fogos de artifício nas festas de fim de ano

Com as festas de fim de ano, vêm também as queimas de fogos de artifícios. O ritual exige cuidados para quem vai manusear ou presenciar os fogos e com os animais de estimação, que podem ter ataques de pânico com a luminosidade e o barulho. Para as festas, o subcomandante operacional da Polícia Militar Ambiental de Florianópolis, major Marledo Egídio Costa, recomenda que os fogos sejam disparados em locais abertos e sem qualquer tipo de obstáculo. “É prudente evitar centros urbanos com edifícios, locais que tenham fios de alta tensão, que…

Read More

Sustentabilidade: Itapoá Saneamento investe em eco duchas e sacolas biodegradáveis

Os moradores de Itapoá e os turistas que escolheram ela como destino para passar o verão já têm mais um motivo para comemorar. A praia, agora, conta com as eco  duchas,  uma iniciativa  da  Itapoá  Saneamento  em  parceria  com  a Prefeitura Municipal de Itapoá para promover a sustentabilidade. As duchas estão localizadas em três pontos ao longo da praia. Quem está aproveitando o sol e o mar pode tomar uma ducha refrescante. O  funcionamento  consiste  na instalação  do  chuveiro  direto  na  areia, captação da água que existe no lençol freático,…

Read More

Corpo de Bombeiros dá dicas de cuidados com as crianças nas praias

Festas, férias, multidão, praias lotadas e muitas famílias. O cenário é propício para que as crianças se percam. Por isso, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina dá dicas dos cuidados com as crianças. Alguns desses cuidados começam logo ao pisar na areia ou em locais de grande movimentação de pessoas. Conforme o tenente-coronel dos Bombeiros, Helton Zeferino, a primeira providência ao chegar na praia é ir direto ao posto de guarda-vidas mais próximo para retirar uma pulseirinha de identificação. Nela, deve ser colocado o nome da criança, do responsável e…

Read More

Natal da Magia distribui cerca de 3,3 mil brinquedos às crianças de cinco bairros de Itapoá

Defendendo que o sorriso de uma criança é o despertar de uma nova era, principalmente em uma data tão especial quanto o Natal, o GRAI (Grupo Avança Itapoá) com o apoio da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá, juntamente com a rádio Itapoá FM e o Grupo Itapoá Alerta, distribuiu cerca de 3,3 mil brinquedos a crianças de cinco bairros do Município (Saí Mirim, Pontal, Itapoá, Itapema do Norte e Barra do Saí). O objetivo inicial eram 2,5 mil presentes, o que foi superado em cerca de…

Read More

Boletim de ocorrência pode ser realizado em 10 minutos na internet

Santa Catarina conta com um serviço para registro de Boletins de Ocorrência de forma eletrônica por meio do site da Delegacia Virtual. Nele, é possível registrar acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos, perda de objetos, recuperação de documentos e/ou objetos, ameaça, calúnia, injúria, difamação, furto, roubo, dano causado por fenômenos da natureza e denúncia anônima. A Delegacia Virtual é um serviço prestado pela Polícia Civil do Estado, de registro de ocorrências disponibilizado ao cidadão via Internet, 24 horas por dia. Seu objetivo é fornecer comodidade no registro dos tipos…

Read More

Campanha Natal da Magia divulga horário e local do Papai Noel nos bairros

Conforme já divulgado pela Tribuna de Itapoá, o GRAI (Grupo Avança Itapoá) está desenvolvendo a campanha “Nata da Magia”. A intenção é promover e organizar a chegada do Papai Noel em cada um dos seguintes bairros (bairros Saí Mirim, Pontal, Itapoá, Itapema do Norte e Barra do Saí. Também haverá passeata com o Bom Velhinho, voluntários, Polícia Militar e Bombeiros, que se deslocarão para cada bairro. Atividades de interação serão desenvolvidas. Em cada bairro, pretende-se presentear 500 crianças. Nesta quarta-feira, dia 20 de dezembro, o GRAI divulgou a relação dos…

Read More