RIC TV aborda a falta de iluminação que impede a liberação do viaduto no Contorno de Garuva

Uma reportagem televisiva publicada pelo canal Balanço Geral Joinville da RIC TV no Youtube essa segunda-feira, dia 18 de dezembro, tratou da falta de iluminação que impede a liberação do viaduto que faz a interseção do Contorno de Garuva com a rodovia BR-101.

Os apresentadores do telejornal explicam que a obra completa quatro anos e ainda está sem conclusão. Enquanto a situação não é resolvida, o trânsito no local segue interrompido, dando início aos engarrafamentos das temporadas de verão no atual acesso, a SC-417. “Afinal é por ali que passa que vai para as praias de Itapoá e do litoral paranaense”, explica a apresentadora.

A repórter Anne Beckhauser comenta que, visualmente, a obra parece estar pronta, mas falta terminar a sinalização e os motoristas continuam impedidos de usar o novo elevado na BR-101. “Já são quatro anos de espera. O Governo tinha prometido entregar a obra completa no mês de outubro, o que não aconteceu. O impasse agora está na instalação de mais de 20 postes de iluminação previstos no projeto”, comenta Anne. “A concessionária que administra a BR-101 e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres só vão liberar o tráfego do Contorno novo depois que as obras estiverem totalmente concluídas. O Departamento Estadual de Infraestrutura [Deinfra] diz que ainda precisa abrir licitação para a última etapa do projeto”, complementa a repórter.

Ademir Machado, superintendente do Deinfra, diz que a proposta apresentada à Autopista (concessionária responsável pela BR-101) é de que seja concedido um prazo de pelo menos 120 dias para a execução das obras de iluminação sobre o elevado. Ele explica que o processo depende de uma licitação e isso é demorado. A tendência é que ocorra num prazo entre 90 e 120 dias, variando de acordo prováveis recursos por parte da empresa ou das empresas que não vencerem o certame.

“O problema é que as férias escolares já chegaram e, com elas, este calorão. Nesse período, o fluxo de veículos ao litoral aumenta consideravelmente. A rodovia 417 leva às praias de Itapoá, norte de Santa Catarina, e Guaratuba, no Paraná. Na alta temporada, os congestionamentos passam de 15 quilômetros. Esse desvio é justamente para desafogar o trânsito e diminuir o tempo de viagem”, lembra a repórter do Balanço Geral Joinville, Anne Beckhauser.

“Se nós deixarmos o Contorno de Garuva fechado, será um prejuízo para a comunidade não só de Garuva, mas de todo o Paraná, que desce para as praias de Guaratuba e Matinhos [PR], como também a nossa aqui, de Itapoá. Então, essa é a nossa defesa: abrir o trânsito, porém com esse compromisso de, de fato, implantar a iluminação no elevado”, comenta o representante do Departamento Estadual de Infraestrutura.

A obra já conta com investimentos de R$ 35 milhões e quem mora próximo ao trevo reclama da imprudência dos motoristas. À reportagem, um desses moradores comentou que “vai ficar bom. É só os motoristas respeitarem a sinalização, porque eles não respeitam e aí dá tudo o que dá por causa disso”.

Por fim, a reportagem comenta sobre comenta sobre os acidentes registrados ali, a insistência dos motoristas de usarem o Contorno, mesmo não estando liberado, e a possibilidade de multa a esses.

Confira a reportagem completa no vídeo abaixo:

FOTO: reprodução do canal Balanço Geral Joinville no Youtube.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook