Nova concessionária do transporte coletivo urbano de Itapoá se apresenta oficialmente
No início da noite dessa quinta-feira, dia 27 de setembro, um evento realizado na Casa da Cultura de Itapoá marcou a apresentação oficial da empresa de transporte público Oceânica Sul, que assumiu o transporte coletivo urbano de Itapoá. O evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes da empresa, membros da comunidade e profissionais da imprensa local.
Através da exibição de um vídeo, foi contado resumidamente a história da Oceânica Sul, que hoje integra o grupo Araucar, original de Araucária (PR), na Região Metropolitana de Curitiba, em 1988. Certificado pele ISO 9000, o grupo atua no transporte de funcionários, fretamento, turismo e locação de veículos, com mais de 200 ônibus e 300 colaboradores, transportando mais de 3 milhões de pessoas ao ano. A matriz do grupo fica há 15 minutos do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Há filiais no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Em 2014, a Araucar incorporou a Oceânica Sul, que desde 2012 já atuava no transporte urbano da cidade de Pontal do Paraná. Neste ano de 2018, a empresa implantou o transporte público na cidade de Guaratuba e, agora, mais recentemente, em Itapoá. Segundo a empresa, a atuação em território itapoaense será com cartão passagem próprio, prático e moderno e com carros seminovos.
Representando a Prefeitura de Itapoá, o chefe de gabinete do Poder Executivo Municipal, Rodrigo Lopes de Oliveira, explicou que o contrato de concessão do transporte coletivo local foi assinado pela Chefia de Gabinete juntamente com a Secretaria de Administração. O processo licitatório teve início em 2016 e após ultrapassar diversas etapas, agora em 2018, foi concluído. “E de uma forma bastante rápida, súbita, a empresa antiga deixou de prestar o serviço, com pouco mais de 24 horas úteis de comunicado. A empresa que estava na concorrência, a Oceânica, se dispôs a assumir o contrato e prestar esse serviço aqui para que a gente não ficasse sem a prestação do serviço até que fossem feitas todas as tramitações do processo. Conforme já havíamos divulgado aos meios de comunicação, nós entendíamos que seria importante que a Oceânica viesse ao público de Itapoá, especialmente com a mídia presente, e fizesse uma apresentação, considerando que teremos muitas mudanças, para melhor, dos serviços”, explicou Rodrigo, que também agradeceu a presença dos profissionais de mídia.
Hassan Júnior, diretor da Araucar, contou que o grupo foi criado pelo pai dele há mais de 30 anos. Ele ainda explicou que, além das informações já passadas, a empresa conta com tecnologia wi-fi e rastreadores a bordo, além de aplicativo em que o usuário poderá verificar em tempo real o horário que o ônibus vai chegar em determinado ponto. “A gente está trazendo para Itapoá, tecnologia e um transporte moderno, assim como temos feito em outras cidades do litoral do Paraná. Tivemos que assumir de última hora. Em menos de 24 horas, tivemos que nos preparar, trazer equipe, e com ajuda de alguns colaboradores que já trabalhavam na Transita [concessionária anterior], a gente conseguiu assumir o transporte e nenhum aluno ficou para trás nos primeiros dias. Tivemos alguns problemas, o que é normal. Temos muitos ajustes a fazer ainda. Temos um ano para nos adequar às exigências que estão no edital. Nosso principal objetivo é priorizar a segurança dos nossos usuários”, detalhou o diretor da empresa, que garantiu que a Oceânica Sul não medirá esforços para prestar o serviço de extrema qualidade, que o usuário merece.
As obrigações de contrato, quais a concessionária terá até 12 meses para se adequar integralmente, preveem bilhetagem eletrônica, serviço de atendimento ao usuário, monitoramento da frota, idade máxima da frota de 10 anos e média de 5 anos e manutenção dos abrigos. Além disso, a empresa já dispõe atualmente de wi-fi nos ônibus e aplicativo para os usuários (que já está pronto e nos próximos dias deve ser disponibilizado ao público).
Sobre o aplicativo, foram dados alguns detalhes do funcionamento. Através do monitoramento da frota, é possível o usuário visualizar a localização de toda a frota. Isso ajuda no planejamento de horário, permitindo que as pessoas se desloquem até o ponto de embarque no horário correto, evitando atrasos e a perda do embarque. O aplicativo também oferece a possibilidade de visualizar, no mapa, a localização e a distância da linha do ônibus e os principais pontos de interesse da Cidade, tais como equipamentos públicos, farmácias, supermercados e pontos turísticos. Em um futuro próximo, o aplicativo permitirá o pagamento da passagem dentro do ônibus, usando exclusivamente o smartphone do usuário para isso. Em breve, serão apresentadas três sugestões para que a própria população de Itapoá possa ajudar na escolha do nome do aplicativo.
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