
Porto Itapoá bate recorde de movimentação em abril

Último recorde de movimentação mensal do Terminal havia ocorrido em outubro de 2023
No último mês de abril (2024), o Porto Itapoá bateu vários recordes em sua operação. A movimentação geral atingiu 107.475 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), ultrapassando o recorde anterior do Terminal, de 106.565 TEUs, atingido em outubro de 2023.
Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, Felipe Fioravanti Kaufmann, os números confirmam a crescente importância do Terminal como opção logística para o mercado. “Fomos o terminal privado que mais cresceu em todo o país por dois anos seguidos e, hoje, correspondemos a um ‘share’ de mercado de cerca de 8,5%”, analisa.
“Em 2023, atingimos diversos números importantes, como a superação do marco de 1 milhão de TEUs movimentados em um único ano. Entretanto, é importante lembra que foi um ano muito desafiador para todo o segmento e o Porto Itapoá consolidou sua posição como referência portuária regional, tendo se preparado para tal através de pesados investimentos em sua infraestrutura”, ressalta Kaufmann.
Abril também teve números importantes na importação de cargas gerais, que ficou em 35.692 TEUs, atrás apenas de janeiro deste ano de 2024, quando foram movimentados 36.951 TEUs, enquanto a exportação de cargas gerais foi de 17.317 TEUs, menor somente do que dezembro do ano passado (2023), quando o Terminal movimentou 18.891 TEUs.
Cargas congeladas e refrigeradas
O Porto Itapoá também registrou um recorde de 12.460 TEUs na exportação de cargas congeladas e refrigeradas, superando os 10.839 TEUs de dezembro de 2023. O número é um importante indicador para a economia regional e reforça as excelentes condições operacionais oferecidas pelo Terminal a esta importante cadeia produtiva, segundo o Kaufmann.
Santa Catarina e Paraná são grandes exportadores de cargas refrigeradas e congeladas, sobretudo a proteína animal”, explica o diretor.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação do Itapoá Notícias.
Leia também:
Obra de ligação entre Itapoá e Vila da Glória segue parada e depende de estudo ambiental
Porto Itapoá amplia inclusão com nova turma de capacitação para pessoas com deficiência
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Sul do Brasil e avança em expansão
Relacionado

Porto Itapoá bate recordes e supera marco de 500 mil TEUs movimentados em 2024
No mês de maio, o Terminal bateu seu recorde mensal de importação dry (cargas secas, não refrigeradas), com 37.562 TEUs movimentados O Porto Itapoá superou o marco de 500 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados nos primeiros cinco meses de 2024. Também,…
Em "Destaque"

Porto Itapoá bate recordes de movimentação de navio e caminhões em novembro
Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no mesmo navio: 3.371 unidades Novembro (2024) foi mais um mês de recordes no Porto Itapoá. No dia 11, o Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no mesmo navio: 3.371 unidades. A operação ocorreu no navio…
Em "Economia"

Porto Itapoá completa 13 anos com investimentos, expansão, novas contratações e recordes
Desde o início das operações, o Porto Itapoá tem em seu DNA a transformação positiva na vida das pessoas e na cadeia de negócios movimentados pelo Terminal. Tendo completado 13 anos nesse domingo, dia 16 de junho (2024), o Terminal Portuário nunca parou de ampliar sua infraestrutura: recentemente, foi inaugurada…
Em "Destaque"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Roberto Carlos Perussolo
Muito legal Thiagão!
Uso esse canal para uma colocação e para que apure!
Vejo essas notícias maravilhosa de expansão do Porto e consequentemente do comércio e arrecadação e circulação de dinheiro no Município.
Contudo:
É lamentável o descaso das autoridades Municipais, Estaduais e Federais para com a Infraestrutura de estradas entre Br 101 para acesso para Itapoá. Seja pela SC 416 e SC 417.
Urge!!!!! Investimento em melhoria e duplicações…..
Por favor peço sua interferência para buscar informações e divulgação.
Grato
1 comentário