Decisão da ANTT deixa Itapoá sem transporte público ao litoral do Paraná

Desde esse domingo, dia 29 de janeiro, Itapoá não conta mais com acesso ao litoral do Paraná por meio de transporte público. A única linha que operava essa ligação, Guaratuba (PR) – Figueira do Pontal, da Viação Graciosa, foi impedida, pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) de continuar atuando nessa e em outras ligações da região. A empresa alega que segue tentando, na Justiça, reverter a decisão para poder atuar nesses trechos até que seja autorizado o funcionamento regular das linhas de acordo com sorteio realizado entre empresas interessadas em novembro passado (2016).

Após licitar diversas linhas interestaduais na região, a ANTT não conseguiu empresas interessadas nas licitações e, atendendo ao previsto no edital, realizou um sorteio, de forma que a Viação Graciosa ficou com a linha Paranaguá – Joinville; a Viasul com Guaratuba (PR) – São Francisco do Sul (via Itapoá), e a Viação Penha, com a linha Matinhos – Garuva. Só que por questões burocráticas, nenhuma delas ainda conseguiu exercer o direito de operação.

É considerável o número de pessoas que residem em uma cidade da região e estude e/ou trabalhe em outra, que certamente terão prejuízo com essa interrupção do transporte público.

A decisão não afetou somente a Viação Graciosa, mas também a Expresso Maringá, que faz linhas ligando Itapoá e Guaratuba (PR) a Curitiba (PR), qual está proibida de utilizar a rodoviária de Garuva, bem como de embarcar e desembarcar passageiros no território garuvense.

Além da suspensão, a Viação Graciosa foi autuada e multada em decisão que também tenta reverter na Justiça.

Confira o comunicado que a Viação Graciosa fez sobre o tema nas redes sociais:

Foto de Marcelo Castro, divulgada publicamente no Flickr.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook