Homem morre afogado após salvar crianças no Pontal

Por volta das 12h10min desta segunda-feira, dia 30 de janeiro, a Central do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá recebeu solicitação de uma mulher de 48 anos, dando conta de que um homem estava se afogando no Pontal, próximo ao Porto Itapoá.

Segundo relatos da solicitante, cinco crianças (das quais, três meninas de 11 anos, um menino da mesma idade e outro de seis) brincavam dentro da água do mar quando passaram a ser puxados pela correnteza. Diante disso, José Eulálio Vieira de França, 67 anos, morador do próprio bairro Pontal, em Itapoá, e avô de três das crianças citadas, entrou na água para tentar auxiliá-las, conseguindo resgatar três das cinco. Nesse momento, ele começou a também ser puxado pela corrente.

Imediatamente, uma mulher que acompanhava o grupo correu até a rua e cercou um caminhão de serviços, que ligou para o serviço de emergência dos bombeiros. Logo em seguida, ela observou um guarda-vidas civil sendo trazido pela praia por uma motocicleta de uma empresa de vigilância.

O guarda-vidas rapidamente entrou no mar e avistou José na água sendo auxiliado por outra pessoa desconhecida e duas crianças sendo trazidas por um surfista.

Tão logo o guarda-vidas abordou a vítima, ainda na água, para socorrê-la, o homem perdeu a consciência e foi rapidamente trazido para a areia.

Após avaliação inicial, foi constatado que a vítima estava em grau 6 de afogamento – parada cardiorrespiratória e rapidamente foi iniciado a reanimação cardiopulmonar até a chegada da ambulância. Infelizmente, José Eulálio Vieira de França acabou não resistindo e veio a óbito.

De acordo com os bombeiros, o local fica fora da área de patrulhamento dos guarda-vidas, há cerca de 1 mil metros do posto guarda-vidas 20, no balneário Brandalize, e cerca de 1,7 mil metros do posto guarda-vidas 19, no balneário Bamerindus, apresentando difícil visualização para ambos os lados da faixa de areia.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook