“Um concerto por mês” é a proposta do projeto Concertos Matinais

Iniciativa da Escola de Música Tocando em Frente, com parcerias de profissionais da música, gestores culturais e o apoio da comunidade, o projeto Concertos Matinais está trazendo um concerto por mês a Itapoá, sempre em domingos pela manhã.

“A programação para 2017 já está fechada e imperdível”, considera Luci José da Costa Kirinus (a Nena), que é coordenadora executiva do Projeto.

O intuito é formar plateia nos variados segmentos abrangidos pelo Projeto, ampliando as vivências musicais dos ouvintes em um local apropriado para isso: a Casa da Cultura de Itapoá. “Do canto lírico até o choro brasileiro, o que se percebe é que a música, quando tem qualidade, independentemente do gênero, atinge e agrada a todos que abrem sua percepção para elas”, explica Helmuth Kirinus, autor da proposta.

O projeto, que teve início com uma bela apresentação do Quarteto de violões Sambaqui, tem sequência com o espetáculo Cinema e Metais.

Estão programados, ainda pra este ano de 2017, a apresentação do Coral da Sociedade Lírica de Joinville, que completa 95 anos de existência; e da Orquestra Prelúdio, que traz canções do compositor Vivaldi para Itapoá.

O projeto “A Sua Majestade o Violão” vai contar a história e tocar as peças dos violonistas compositores brasileiros da primeira metade do séc. XX. Os violonistas Claudenor Fávero e Raimundo Bernardes revisitam nossa cidade com belíssimas interpretações de violão em duo de violões. E, para fechar o ano, antes das apresentações de Natal, o maestro Rafael Huch ao piano (maestro do Coral Vozes da Babitonga) e a cantora lírica Karla Cristina Ziemer Huch (regente do Coral Infantil Sementes do Amanhã) irão interpretar e mostrar um pouco da história do canto lírico brasileiro. “Já temos espetáculos na lista de espera para o ano que vem [2018]”, comentam os organizadores do projeto.

Vem aí o espetáculo “Cinemas e Metais”

O espetáculo Cinema e Metais foi idealizado e conta com a direção musical de Ronny Peterson. Trilhas sonoras que marcaram época no cinema serão tocadas ao vivo por um quinteto de metais e um baterista, ao mesmo tempo que são projetadas as cenas dos respectivos filmes. A ideia simples e, ao mesmo tempo, genial promove uma atenção especial ao trabalho e arranjos da música instrumental, que muitas vezes passa despercebida quando se assiste o filme. O projeto já percorreu Joinville através da lei de incentivo municipal da Cidade. Agora, a convite da Escola de Música Tocando em Frente, haverá a uma sessão extra dia 16 de julho, domingo, às 10h da manhã, na Casa da Cultura de Itapoá. No repertório estão os temas e/ou música dos filmes. Missão Impossível, Os Incríveis, Disney Medley, Piratas do Caribe, A Bela e a Fera, My Girl, James Bond, Rocky Balboa, Happy, Ghostbusters.

Quando? 16 de julho de 2017. Que horas? 10h00min. Onde? Na Casa da Cultura de Itapoá.

Do jornal impresso Itapoá Notícias.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook