Ciclista aventureiro francês, que viaja pela América Latina, visita Itapoá

Passagem do aventureiro Julien (francês) em Itapoá 048Na última terça-feira, dia 04 de agosto, o francês Julien Jasseny, de 26 anos, visitou Itapoá. Seria apenas mais um relato de um estrangeiro que vem conhecer as belas praias itapoaenses, não fosse o fato de que ele não esteve a turismo, mas em uma aventura, pela qual está atravessando todo o litoral da América Latina pedalando.

Em sua bicicleta, na qual o engenheiro eletromecânico carrega mais de 50 kg de equipamentos, Julien aproveitou a demissão de seu antigo emprego e saiu de sua cidade, Lyon na França, no início de julho, pedalando até Londres, na Inglaterra, de onde tinha uma viagem adquirida com milhas aéreas para o Rio de Janeiro (RJ). Desmontou sua bicicleta e embarcou no avião que o trouxe para uns dias de turismo com dois amigos na capital carioca. Chegou ao Brasil dia 08 de julho. Passadas duas semanas, os amigos retornaram à França e Julien iniciou, no dia 26 de julho, o sonho de realizar uma aventura. Em um português impressionante para quem só começou a falar a língua há duas semanas, ele mesmo explica a escolha pelo continente a ser explorado. “Eu já fiz muitas viagens por turismo – Nepal, Tailândia, Burmânia, Europa, Islândia, USA, Jordânia – e por trabalho – Costa do Marfim, Senegal, Guinéu, Marrocos, Argélia, Tunísia, Egito, Líbano, Quênia, África do Sul e Austrália. Mas é a primeira vez que eu viajo de bicicleta e ao continente sul-americano. Eu não conheço este continente. Muitas pessoas dizem que as paisagens na América do Sul são lindas e é um grande continente para uma grande aventura”, considera.

Sobre a escolha para que a aventura fosse realizada em cima de uma bicicleta, Julien conta que se trata de uma ferramenta fantástica para atingir o seu objetivo. “Primeiro, viajar de bicicleta é barato. Eu tenho 10 dólares (R$ 35) por dia. Segundo, viajar de bicicleta é rápido o suficiente para descobrir um país. Mas o mais importante, uma bicicleta é uma fantástica ferramenta para encontrar pessoas, e meu objetivo não é turismo, é encontrar pessoas, suas culturas e suas ideias”, explica.

Saindo do Rio de Janeiro, Julien pedala pelo litoral atlântico em direção ao sul do continente sul-americano. A primeira meta de sua jornada é chegar a Ushuaia, no extremo sul argentino ou “no fim do mundo”, como ele chama. Então, ele atravessará a ponta do continente e passará a pedalar no sentido Norte, margeando a costa do Oceano Pacífico. “Inicialmente, pretendo ir até o Equador pelos Andes, passando por Chile, Bolívia e Peru. Depois, vejo se continuarei ou não para o México ou o Alasca. Tenho tempo. Entre um e dois anos. A vida merece ser vivida calmamente”, comenta entusiasmado, referindo-se a um percurso que pode variar de 15 mil a 25 mil km aproximadamente.

Em Itapoá, onde Julien chegou na manhã do dia 04 de agosto, permanecendo até a manhã do dia 05, ele conheceu alguns dos principais pontos turísticos e atravessou a Cidade, da Barra do Saí ao Pontal, passando pela Jaca, de onde partiu sentido à Vila da Glória, no município vizinho de São Francisco do Sul. Do território itapoaense, ele diz ter levado as melhores impressões possíveis, chegando a apelidar o município de “Tranquilopoá”, em referência à tranquilidade que encontrou aqui neste inverno. A natureza e as paisagens exuberantes da Cidade também foram elogiadas. “Este lugar é mágico”, concluiu.

Na noite dessa quinta-feira, dia 07 de agosto, quando o site jornalístico Tribuna de Itapoá conseguiu reestabelecer contato com Julien, o aventureiro nos informou que já havia chego à capital Florianópolis, onde pernoitaria.

“Meus únicos apoios são a hospitalidade e os sorrisos das pessoas que eu encontro na estrada desta aventura. Sem pessoas, não há viagem”, conclui Julien, sempre com um sorriso no rosto.

O site jornalístico Tribuna de Itapoá agradece a Dayane Ongaro, cuja intermediação possibilitou a realização desta matéria; a Julien Jasseny, francês aventureiro do qual já nos consideramos amigos e que aceitou nosso convite para a realização desse material; a Antonio Francisco Gusso e Eliana do Rocio Gusso, que cederam sua residência para o pouso de Julien, acolhendo-o de forma exemplar; e a todos os que auxiliam o francês na construção desta bela história de aventura.

Para quem se interessou pela história e quiser acompanhar a aventura de Julien, ele disponibiliza, na internet, o blog “Du vent dans les guiboles”, o qual também possui uma página (fanpage) no Facebook. Clique abaixo e confira:

– Blog – o site está disponível nas versões em francês e inglês, mas alguns navegadores disponibilizam tradução para o português;

– Fanpage (Facebook).

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Ciclista aventureiro francês, que viaja pela América Latina, visita Itapoá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook