Arrombamento na APAE de Itapoá deixa comunidade em alerta

FOTO: Grupo Avança Itapoá.
FOTO: Grupo Avança Itapoá.

Durante esse final de semana dos dias 16 e 17 de julho, em horário incerto, ladrões arrombaram a sede da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapoá, localizada na rua Mariana Michels Borges, em Itapema do Norte.

De acordo com reportagem televisiva da RBS TV de Santa Catarina (disponível ao final do texto), os bandidos entraram por uma janela que não estava travada no segundo andar. Assim que entraram, eles arrombaram uma porta de alumínio para ter acesso à área administrativa. Havia uma câmera um alarme, mas os ladrões cortaram a luz do imóvel antes da ação, o que impossibilitou que tais equipamentos de segurança funcionassem. Como as câmeras não gravaram, não é possível saber quando o crime ocorreu e nem quantos eram os criminosos.

Moacir Souza, voluntário da APAE local, emocionado, comentou o seu sentimento quanto ao fato em áudio que foi compartilhado por grupos do WhattsApp. “Está difícil para me controlar, porque a gente luta por algo e, de repente, vem alguém e toma isso. É complicado. Mais uma vez, fomos vítimas dessa sociedade. Não tenho palavras para falar, agora, o que realmente aconteceu aqui. Entraram novamente na APAE. Arrombaram as portas, levaram computadores e um ‘dinheirinho’ que as meninas tinham. A APAE não tem dinheiro, gente. O que eles vêm fazer aqui? Levaram um ‘dinheirinho’ que as meninas tinham da caixinha delas para o café, que fazem aqui para elas. Levaram o dinheiro, o computador, arrombaram tudo. É provável que tenham sido as mesmas pessoas que entraram da vez passada. Já é a segunda vez, agora, em pouco tempo. E dessa vez, acho que vieram com caminhão, porque limparam tudo. Comida, mantimentos, leite. Tudo vazio, tudo triste. As portas, todas arrombadas. Triste, muito triste. A Polícia [Militar] está aqui, agora, fazendo o trabalho dela. Estamos indo na Civil também. O Freezer, esvaziaram o freezer de carne que nós tínhamos aqui. Levaram a centrífuga de roupas, levaram um cilindro que nós íamos usar para fazer o ‘Dia dos Pastéis’, que nem era da APAE, era emprestado. Incrível! Como existem pessoas desse nível. Vir com caminhão, carregar as coisas. Complicado! Muito triste! Hoje, é um dia muito triste para mim. Só peço a Deus que nos ilumine e dê forças para continuar, porque desistir, nós não vamos. Se a pessoa que fez isso estava pensando que a APAE ia fechar, desistir. Não, a APAE não vai. Ela só está se impulsionando para ficar mais forte, para o pulo ser maior”, desabafou.

De acordo com informações de integrantes das polícias, tanto a Polícia Civil quanto a Militar estão empenhadas em encontrar quem fez isso. Solicita-se que qualquer suspeita de venda ilegal de produtos que possam ter sido subtraídos da APAE sejam imediatamente denunciados para que a Polícia possa agir.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapoá divulgou em sua conta no Facebook que foram furtados os seguintes itens:

1 micro-ondas;
1 forninho;
1 porta;
fechaduras;
leite;
comidas não perecíveis em geral;
biscoitos;
1 cilindro elétrico;
equipamentos da central de monitoramento;
carnes;
sucos congelados;
1 rádio em forma de esfera da marca Multilaser;
1 tablet da marca Multiliser;
1 rádio da marca New Link;
1 projetor portátil da marca Ekins;
caixinhas confeccionadas pelos alunos e professores (que seriam colocadas à venda no comércio).

Quem tiver interesse em ajudar a instituição de alguma forma, pode levar qualquer doação material ou de consumo até a sede da Associação que fica na rua Mariana Michels Borges, nº 960, no bairro Itapema do Norte, em Itapoá. Outra forma é doar qualquer valor em dinheiro através de uma das seguintes contas em nome da APAE local:

APAE – Associação de pais e amigos dos excepcionais de Itapoá
CNPJ: 02.216.998/0001-91

Banco do Brasil
Agência: 5439-9
Conta corrente: 55626-2

Sicredi
Banco: 748
Agência: 2602
Conta corrente: 25789-3

As aulas na instituição estão suspensas por duas semanas.

Algumas empresas já se solidarizaram à causa, e estão doando materiais como portas, fechaduras, entre outros.

A AMI (Associação dos Músicos de Itapoá) fará um evento na tarde do próximo domingo com as bandas locais e para o qual a entrada será um quilo de alimento não perecíveis. Toda a arrecadação será destinada a APAE. Mais informações, em breve.

A Rádio Comunitária Itapoá FM, por meio do radialista Veroni Ramos, no programa Estação 87,9 , também abordou o tema. Confira:

Clique na imagem abaixo e confira a matéria televisiva exibida sobre o tema na noite dessa segunda-feira, dia 18 de julho, pela RBS TV Santa Catarina:

Arrombamento da APAE de Itapoá na RBS TV (800x450)

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook