ATENÇÃO CIDADÃO: a segurança pública de Itapoá precisa de você

FOTO: Divulgação.
FOTO: Divulgação.

O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Itapoá divulgou que está disponível na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), até o próximo dia 08 de novembro, o material para coleta de assinaturas no abaixo-assinado que reafirma e renova o pedido de aumento de profissionais efetivos das Polícia Militar e Civil de Itapoá.

Em resumo, o texto desse abaixo-assinado solicita tal aumento de efetivo policiais para o Município em função da atual situação de insegurança, comprovada pelo grande número de crimes ocorridos em Itapoá recentemente. “Cientes da futura conclusão do curso de formação de policiais, precisamos nos mobilizar para que o Governo Estadual, bem como Secretário de Segurança e representantes da Policia Militar e Civil atendam as necessidades de nossa cidade, assim retornando a sensação de segurança para nós e nossos familiares”, conclui.

No entendimento do Conseg Itapoá, não adianta o Governo prometer conseguir mais policiais para Itapoá no futuro, porque a distribuição dos novos formandos será em janeiro e o número de policiais formandos para a Região Norte do Estado é pequeno. A previsão para a formação de novos profissionais, por enquanto, é zero. “Nossa única chance é convencer as autoridades da Secretaria de Segurança Pública [do Estado], em Florianópolis, de que Itapoá precisa de mais policiais do que as cidades vizinhas. Uma das formas é pela mobilização da comunidade, assinando, em massa, o abaixo-assinado, mostrando nosso interesse, união e força. Depois, não adianta ficar reclamando que há poucos policiais na Cidade. Agora é a hora”, alertam os conselheiros.

Para os cidadãos que possuam interesse em assinar, a lista do abaixo assinado estará em vários estabelecimentos comerciais. “Assinem, coletem assinaturas de amigos, parentes, conhecidos, pessoas nas ruas. Vamos todos juntos com o Conseg Itapoá mostrar nossa força”, convidam os integrantes do Conseg. A expectativa é influenciar as autoridades na hora da decisão sobre o tema.

Todas as pessoas com mais de 18 anos podem assinar.

Entenda

Até o final deste ano, Santa Catarina terá 1.431 novos policiais militares e civis, bombeiros militares e auxiliares criminalísticos do Instituto Geral de Perícias trabalhando no sistema de segurança do Estado. A turma de formandos conclui sua formação entre novembro e dezembro deste ano de 2016. São 406 agentes e 65 delegados da Polícia Civil; 378 soldados e 78 oficiais da Polícia Militar; 148 auxiliares criminalísticos do IGP; e 26 cadetes do Corpo de Bombeiros.

Desses formandos, Itapoá está solicitando 16 soldados da Polícia Militar, além de seis agentes e um delegado da Polícia Civil.

Dos 406 agentes e 378 soldados citados, totalizando 784, cerca de 200 profissionais serão distribuídos aos municípios do Norte do Estado. Os critérios levados em conta nessa distribuição e designação dos novos efetivos serão a proporção por habitantes, o número de boletins de ocorrência e a taxa de criminalidade. E é aí que reside uma grande desvantagem para Itapoá no entendimento do Conseg. Itapoá ainda é pouco populosa. A Cidade não possui a cultura de registrar o boletim de ocorrência e, não raramente, as vítimas encontram dificuldades para fazê-lo, porque nem sempre há profissionais disponíveis para esse registro, fazendo com que a pessoa tenha que se deslocar a Garuva. Isso, em muitas das vezes, faz com que a parte interessada desista do BO. “Por isso, o número de boletins de ocorrência e a taxa de criminalidade, em dados oficiais, não traduz a nossa realidade”, considera o Conseg.

Para os conselheiros de segurança, apesar da conhecida deficiência de efetivos civis e militares em Itapoá, a Cidade corre o risco de não receber novos profissionais dentre esses formandos. Nesse caso, o cenário seria horrível, porque não existe nenhuma previsão de novos concursos públicos a área. Com a atual conjuntura político-econômica que está se desenhando, talvez isso só voltará a ocorrer daqui a muitos anos.

“Nossa única chance é mostrar que Itapoá é uma comunidade forte e unida, que luta pelo que quer. Por isso, é tão importante o maior número possível de assinaturas. É nossa única chance de conseguir algum profissional da lista que fizemos e estamos requisitando desde a audiência pública que o Conseg realizou no dia 03 de novembro de 2015”, alertam os conselheiros.

Percebeu a importância?

Infelizmente, o Conseg tem encontrado muitas dificuldades para que a sociedade (incluindo todos nós: Prefeitura, Comércio, População) participe dessa campanha. Estima-se que para ter um impacto importante, o abaixo-assinado necessite de, no mínimo, 10 mil assinaturas.

Cidadão itapoaense: procure o abaixo-assinado em prol da segurança pública de Itapoá nos estabelecimentos comerciais do seu bairro. Se não encontrar, peça para que os responsáveis o busquem junto à CDL da Cidade.

Comerciante: ajude nessa campanha. Busque o material do abaixo-assinado na CDL de Itapoá e disponibilize aos seus clientes para assinatura.

A hora é essa. Não podemos perder a oportunidade – talvez única em muitos anos – de melhorar a nossa segurança pública, que tanto precisa de atenção nesse momento.

FOTO: montagem com foto da Agência Brasil.
FOTO: montagem com foto da Agência Brasil.
Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “ATENÇÃO CIDADÃO: a segurança pública de Itapoá precisa de você

  • Avatar
    23 de outubro de 2016 em 13:41
    Permalink

    Nossa casa tambem foi arrombada e furtada varios itens. Alem da bagunça que fizeram…. Segurança a merce…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook