Maré alta causa alagamentos e prejuízos em Itapoá

FOTO: Grupo Itapoá 2.0.
FOTO: Grupo Itapoá 2.0.

Desde o meio da tarde dessa sexta-feira, dia 28 de outubro, vários foram os relatos de alagamentos e estragos causados pela maré alta em Itapoá. Trata-se do mesmo fenômeno que atingiu boa parte da costa sul-brasileira. Na madrugada deste sábado, dia 29, porém, a maré veio mais forte que a anterior e os estragos aumentaram. Os relatos são muitos e é difícil, até este momento, falar em números, mas algumas fotos e vídeos (que publicamos no decorrer e ao final desta matéria) podem dar uma noção da situação.

De acordo com boletim emitido pelo Corpo de Bombeiros Militares de Itapoá, inúmeras chamadas de ocorrências foram recebidas de moradores das proximidades do rio Saí Mirim e da orla marítima, algumas a se destacar.

Por volta da 01h40min deste sábado (29/10), os bombeiros se deslocaram até a Rua 1.390, à beira mar, no Centro de Itapoá, onde segundo relatos do morador, Josiel da Silva, de 59 anos, as ondas do mar estavam entrando em sua casa. No local, os bombeiros constataram o fato e retiraram o homem do interior do imóvel, levando-o para um lugar seguro. Também deram início à retirada de objetos móveis que o morador considerava serem os de maior valor. Com um grande esforço, os bombeiros conseguiram salvar a maioria dos bens móveis. Josiel mora na residência com sua esposa Sirlei Terezinha Ferreira, de 55 anos. O local foi isolado, visto que a casa apresentava risco de desabamento.

Um pouco mais tarde, por volta das 02h25min, também da madrugada deste sábado (29), os bombeiros foram acionados para resgatar uma mulher que se encontrava dentro de sua casa, localizada em frente à Terceira Pedra. No local, os vizinhos informaram que a senhora Maria Helena, de 72 anos, fazia uso de medicamentos e eles não conseguiam acordá-la pelo lado externo da casa. A maré, muito alta, eliminava qualquer tipo de acesso pela praia. Os bombeiros, então, escalaram a casa pelos fundos, passando pelo telhado e acessando o terreno do imóvel, sendo então possível chamar a atenção da moradora e realizar sua retirada com segurança, visto que a maré avançava rapidamente. Ela atendeu ao chamado dos bombeiros e foi decidido criar acesso na parte dos fundos da residência para a sua retirada. A proprietária do imóvel ficou, então, sob cuidados dos seus vizinhos.

O Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá também registrou prejuízos para o serviço de salvamento aquático da Cidade, tendo em vista estragos nos postos guarda-vidas de Itapoá.

Houve, ainda, o registro de resgate de uma pessoa que estava ilhada na última casa da Rua 290, beira do rio, na Barra do Saí.

Veja mais imagens dos estragos causados pela maré alta, principalmente, durante a madrugada deste sábado, dia 29 de outubro:

Veja também alguns vídeos compartilhados pelo Grupo Itapoá 2.0:

 

 

 

Informações preliminares dão conta de que Sérgio Aguiar, prefeito de Itapoá, juntamente com o Cabo Edival Pereira, coordenador regional da Defesa Civil, sobrevoaram a cidade na manhã deste sábado (29), no intuito de avaliar os estragos causados pela maré alta.

Novas ocorrências de maré alta estão previstas para as 14h00min deste sábado; 01h00min da madrugada e 15h00min deste domingo, dia 30 de outubro, bem como 02h00min da madrugada desta segunda, dia 31. É importante que todos fiquem atentos e percebendo algum risco mais grave acionem o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou (47) 3443-6737.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook