Itapoá recebe reforço na segurança pública

FOTO: divulgação.
FOTO: divulgação.

Artur Nitz, delegado-geral de Polícia Civil de Santa Catarina, informou na tarde dessa quarta-feira, dia 16 de novembro, à ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Joinville, o número de agentes de investigação e delegados que passam a integrar o efetivo dos municípios da região Norte de Santa Catarina. Serão 30 novos agentes de investigação e cinco delegados de Polícia Civil. Desses, dois agentes e um delegado passarão a ser lotados em Itapoá.

Em todo o Estado, foram nomeados 356 novos policiais civis, dos quais 298 agentes e 58 delegados. A formatura deles ocorreu nesta quinta-feira, dia 17 de novembro. “A distribuição em todo o Estado teve como base o critério técnico, atendendo à necessidade das Delegacias Regionais de Polícia Civil, existentes em Santa Catarina”, explicou a ADR Joinville em nota.

Para o início do próximo mês de fevereiro, está prevista a nomeação de mais 130 policiais civis para todo o Estado. Eles continuam o processo de formação, porque começaram o treinamento na Acadepol (Academia da Polícia Civil) mais tarde, tendo em vista que parte dos nomeados na primeira lista não se apresentou, fato que abriu vaga para os suplentes.

A ADR Joinville lembrou que há três meses, Santa Catarina também ampliou o seu efetivo do IGP (Instituto Geral de Perícias) com a nomeação de dez auxiliares criminalísticos para a unidade de Joinville, bem como de escrivães e psicólogos.

Confira a lista de efetivo para a região da ADR Joinville:

Agentes de Polícia Civil
2 para Araquari;
2 para Garuva;
2 para Itapoá;
20 para Joinville;
4 para São Francisco do Sul.

Delegados de Polícia Civil
1 para Itapoá;
3 para Joinville;
1 para São Francisco do Sul.

Escrivães e psicólogos (nomeados anteriormente)
2 escrivães para Joinville;
1 psicólogo pra Joinville;
1 psicólogo para São Francisco do Sul.

Auxiliares criminalísticos para IGP (nomeados anteriormente)
10 para Instituto Geral de Perícia de Joinville.

Confira nota emitida pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Itapoá sobre o tema

“Não é de hoje que Itapoá vem pedindo e lutando por mais efetivos policias. Diversas frentes estão se mobilizando. O Porto Itapoá promoveu reuniões e enviou diversos ofícios à Secretaria de Segurança Pública; a Prefeitura Municipal de Itapoá foi incansável com seus inúmeros ofícios e visitas à Secretaria de Segurança Pública em Florianópolis; a Câmara dos Vereadores de Itapoá também enviou ofícios solicitando mais efetivos e civis e militares à Cidade. Para dar seu contributo, o Conseg de Itapoá, órgão diretamente ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado, entrou em cena tão logo foi reativado, com a Audiência Pública realizada no dia 03 de novembro de 2015, que contou com grande participação da comunidade itapoaense. Destaca-se que, com o intuito de demonstrar a união do povo itapoaense, o Prefeito Municipal de Itapoá, Sr. Sérgio Ferreira de Aguiar, convidou representantes de entidades locais: Câmara dos Vereadores, Conseg, CDL, Polícia Militar e Polícia Civil, inclusive o Grupo Amigos do Comércio, ainda não institucionalizado, mas também preocupado com a segurança do Município, para o acompanharem em uma audiência na Secretaria de Segurança Pública em Florianópolis, que ocorreu dia 24 de maio deste ano [2016]. Na ocasião, todos tiveram oportunidade de entregar seus ofícios solicitando mais efetivos Militares e Civis para Itapoá.

Como resultado dos pedidos dos membros dessa Comitiva, no dia 28 de julho de 2016, às 10h20min da manhã, na sala do Gabinete do Prefeito, se fizeram presentes representantes da Administração Pública, da Câmara dos Vereadores, do Comércio Local – CDL e do Conseg, convidados pelo Comandante da 5ª Região de Polícia Militar, Coronel Amarildo Assis Alves, na ocasião representado pelo Major PM Jailton Franzoni de Abreu, quando foram repassadas informações na forma de resposta aos ofícios entregues à Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis pelos membros da Comissão: Nota nº 0945/2016/SubComando-Geral da PM; Ofício nº 1254/2016-GP da Prefeitura de Itapoá; CI nº 1364.8/GABS/SSP (Gabinete do Secretário da Secretaria de Segurança Pública); Ofício Gab. 032/2016 da Câmara dos Vereadores de Itapoá e Ofício nº 042/2016 do Conseg Itapoá-SC e seus anexos, cientificando que: a situação relativa ao delegado no Município de Itapoá está resolvida (designação e um Delegado para Itapoá, antes mesmo da formatura nos novos efetivos); estão sendo realizadas operações policiais militares na Cidade, com apoio da CPT (Companhia de Patrulhamento Tático); e que o aumento de efetivos da PM e da PC para Itapoá dependerá da conclusão do curso de formação de soldados previsto para início de 2017.

A par disso, o Ministério Público de Itapoá, por meio de Ação Civil Pública de 09 de março de 2015 (Autos nº 0901451-80.2015.8.24.0126) ajuizou contra o Estado de SC por violação aos Princípios Administrativos pela falta de Delegado e Agentes Policiais em Itapoá. A sentença judicial favorável foi emitida em 17 de junho de 2016, onde a juíza Fabrícia A. Mondin deferiu pedido do Ministério Público de tutela de urgência satisfativa para determinar que o Estado de Santa Catarina, logo depois da formatura dos Policias Civis, designasse para Itapoá 1 Delegado e 2 Agentes e Polícia, fixando pena de multa para o caso de descumprimento.

Na data de 16 de novembro de 2016, o Delegado-Geral da Polícia Civil de SC, Artur Nitz, divulgou a distribuição para o Norte do Estado dos Delegados e recém-formados (cerimônia de formatura dia 17 de novembro de 2016), da seguinte forma: Delegados de Polícia: 1 para Itapoá, 3 para Joinville, 1 para São Francisco do Sul; Agentes da Polícia Civil: 2 para Araquari, 2 para Garuva, 2 para Itapoá, 20 para Joinville e 4 para São Francisco do Sul.

Em fevereiro terá uma segunda formatura de 130 policiais civis, para novamente serem distribuídos no Estado todo. Depois, não se sabe quando serão disponibilizados novos profissionais no Estado, pois depende de todo processo de concurso e formação acadêmica, o que leva tempo e depende de disponibilidade financeira do Estado.

Ciente disso é que o Conseg de Itapoá continua pedindo o apoio da comunidade para pressionar as autoridades competentes para que disponibilizem mais profissionais para o Município, tanto Civis, quanto Militares, esses últimos também estão sendo formados, mas ainda não foram oficialmente distribuídos.

Percebe-se a participação conjunta dos órgãos públicos, da sociedade civil organizada, dos representantes do comércio local – CDL, do Porto de Itapoá, do Conseg Itapoá, e de toda a comunidade itapoaense, que sempre que foi chamada à participar e se fez presente, tanto nas audiências públicas, como com assinaturas no abaixo-assinado, que segue coletando assinaturas na cidade até o dia 25 de novembro, quando elas serão recolhidas na sede da CDL e computadas para serem entregues às autoridades da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que estarão em Itapoá, no dia 30 de novembro, ministrando o Curso de Capacitação do Programa Rede de Vizinhos da PMSC, cujo objetivo é promover a cooperação dos moradores da cidade com as polícias locais, visando suprir a falta de efetivos policiais na prestação de uma segurança pública efetiva. Por meio da distribuição de câmeras de monitoramento pela cidade toda, e com vizinhos solidários, preparados e atentos, fica mais fácil à Polícia vigiar a cidade e identificar e localizar possíveis malfeitores.

Portanto, os méritos quanto à designação de novos policiais civis para Itapoá é de toda a comunidade itapoaense.”

Marcelo Mardegan
Presidente do Conseg Itapoá

FOTO: divulgação.
FOTO: divulgação.
Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook