Itapoaenses participam de campeonato mundial de radioamadorismo

itapoaenses-participam-de-campeonato-mundial-principal-300x300Nesse final de semana dos dias 10 e 11 de dezembro, foi realizada a “ARRL 10m Contest 2016”, tradicional competição organizada pela ARRL (Liga Americana de Radioamadores), qual reúne mais de 50 mil estações em todo o mundo, de todos os continentes.

Peter Sprengel PP5XX e Erika Sprengel PU5ADX, pai e filha, ambos de Itapoá, fizeram parte da equipe ZW5B, de Curitiba (PR), tradicional competidora que detém recordes mundiais e sul-americanos, sede do Grupo Araucária de DX. As letras após os nomes dos competidores são os prefixos utilizados pelas estações de cada um deles, qual é outorgado pela Anatel; ZW5B é o prefixo de competição do time; e DX significa contatos a larga distância.

A competição ocorreu das 00h00min UTC (Tempo Universal Coordenado numa tradução para o Português) do sábado, dia 10 de dezembro às 23h59min UTC do domingo, dia 11. No horário brasileiro de verão, das 22h00min dessa sexta-feira, dia 09 de dezembro às 21h59min de domingo (11).

A equipe paranaense da qual os dois itapoaenses fazem parte incluíram em seu log (relatório computadorizado) cerca de 1330 qsos (contatos) com 199 multiplicadores (bônus que multiplicam a pontuação). O time ZW5B, além de brasileiros, contou com um operador do Paraguai e outro da Argentina.

Os contatos, nessa compeição, é feito em fonia (língua inglesa) e CW (Código Morse).

De acordo com Peter Sprengel, o cruzamento das informações, checagem dos logs até o anúncio do resultado final leva alguns meses, porém os competidores acreditam que a equipe brasileira pontue entre as 5 melhores do mundo, entre os cerca de 50 mil competidores, neste ano de 2016.

“Tenho interesse de instalar uma estação para competição e treinamento de operadores radioamadores e até de órgãos que utilizem equipamentos de radiocomunicação, especialmente em apoio à defesa Civil aqui em Itapoá, porém nunca obtive o apoio para tal”, confidencia Peter Sprengel.

Sobre o radioamadorismo
Radioamadorismo, muitas vezes chamado de radioamador, é tanto um passatempo como um serviço no qual os participantes usam as comunicações e vários tipos de rádio e equipamentos de comunicação para se comunicar com outros radioamadores de serviços públicos, lazer e auto formação. O termo “amador” é usado para diferenciá-lo de comerciais e profissionais como os serviços de rádio”. A operação de rádio amador é licenciada por uma entidade governamental apropriada, que no Brasil é a Labre (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão).

Sobre a Estação
A ZW5B é uma estação de competição em radioamadorismo e a maior detentora de campeonatos e recordes mundiais, com completo parque de antenas e equipamentos de ponta, além de contar com operadores gabaritados, acostumados às competições nacionais e internacionais.

Sobre o Grupo
O “Araucária DX Group”, fundado no início da década de 1980, conta com radioamadores do Brasil e do exterior, sendo Atilano de Oms PY5EG, o presidente, e o itapoaense Peter Sprengel PP5XX, um de seus membros fundadores.

Recorde mundial
Entre as grande conquistas do Grupo Araucária de DX, está o recorde mundial estabelecido por Peter Sprengel na competição CQWW Contest, categoria Único Operador na Banda de 14MHz, em uma das estações do grupo no Arquipélago de Fernando de Noronha, operando com o indicativo de estação PYØFM. O CQWW Contest é considerado por muitos, o grande campeonato mundial, e o recorde de Peter já dura 22 anos.

Futuros desafios
O grupo, agora, se prepara para as competições no ano de 2017, que já começam em fevereiro e março, planejando operações do novo parque de antenas em Assunção, no Paraguai.

Na imagem: Erika PU5ADX, Daniel ZP5DCB, Horácio LU5DXU, Peter PP5XX, Arthur PY5VC, Atilano PY5EG e Lucas PP5KR.

itapoaenses-participam-de-campeonato-mundial

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook