Cuidados em rios, lagos e praias precisam ser redobrados para evitar afogamentos

local-perigoso-na-praia-principal-300x300Nesta época de temperaturas elevadas, as pessoas procuram diversas formas de amenizar o calor com banhos em rios, lagos e praias. Segundo nota divulgada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, os mergulhos exigem cuidados especiais. Um exemplo disso é a necessidade de constante acompanhamento e observação das crianças e adolescentes, das quais os pais ou responsáveis precisam sempre estar por perto. “Crianças precisam estar sempre a um braço de distância dos responsáveis. Aconselha-se também o uso de coletes salva-vidas”, informou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Onir Mocellin.

Os adultos também precisam tomar cuidados, como não entrar na água após as refeições ou ingestão de bebidas alcoólicas. “A maior incidência de mortes por afogamentos está associada à ingestão de bebida alcoólica. As pessoas perdem a noção de perigo, as habilidades de natação ficam reduzidas e, em caso de afogamento, a recuperação da vítima é muito difícil”, alertou Mocellin.

Outras dicas para evitar acidentes é procurar se banhar próximo aos postos guarda-vidas, verificar as condições do local onde se pretende mergulhar e não deixar a água ultrapassar a linha da cintura.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook