Itapoá aparece 100% balneável em mais um relatório de balneabilidade das praias

O relatório das condições das praias em Santa Catarina, divulgado pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente do Estado), nessa sexta-feira, dia 24 de março, aponta que os quatro pontos analisados em Itapoá (balneários Brasília, Paese, Palmeiras e Barra do Saí) estão próprios para banho. Dos 214 pontos analisados em toda Santa Catarina, 146 (68,2%) estão balneáveis. As coletas para a elaboração desse que foi o 16º relatório de balneabilidade da temporada foram realizadas entre os dias 20 e 24 de março, sendo que em Itapoá ocorreram no último dia 20. O relatório completo pode ser acessado clicando aqui.

No total dos pontos de banho analisados no Estado, 17 passaram a ser impróprios, enquanto apenas quatro fizeram o caminho inverso, passando de impróprio para próprio. “A chuva desta semana contribuiu para uma queda no número de pontos próprios, se comparado com o relatório da semana passada. Antes de mergulhar, indicamos que o banhista consulte o histórico daquele ponto. Em uma mesma praia, pode haver diversos locais aptos para banho”, informa Marlon Daniel da Silva, técnico do Laboratório da Fatma.

Como é feito

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio. O programa da Fatma é um dos mais completos do Brasil e executado há 40 anos.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fatma.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook