Itapoá está entre os municípios com revisão de eleitorado obrigatória

Nesta segunda-feira, dia 08 de maio, seis municípios catarinenses passaram a integrar o rol dos que terão que fazer a revisão de eleitorado. Os eleitores de Trombudo Central, Braço do Trombudo, Imaruí, Papanduva, Garuva e Itapoá devem agendar (agendamento disponível clicando aqui) o seu atendimento no site do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) para evitar o cancelamento dos seus títulos eleitorais. Por enquanto, a única opção para os eleitores de Itapoá e Garuva é o deslocamento até o cartório eleitoral em Joinville. O prazo para isso é até o próximo dia 27 de outubro. Papanduva, excepcionalmente, terá como prazo final o dia 25 de novembro.

Em Itapoá e Garuva, esse cadastramento já vinha sendo realizado de forma não obrigatória desde o final de março, sendo que 25,8% do eleitorado itapoaense já está biometrizado, enquanto em Garuva esse índice é de 17,6%. Trombudo Central, Braço do Trombudo e Papanduva iniciaram esse procedimento no último dia 03 de abril, sendo que estão com 5,6%, 1,4% e 0,9% do eleitorado cadastrado respectivamente. Imaruí, por sua vez, só começou a realizar biometria de forma não obrigatória a partir do dia 25 de abril. Por esse motivo, apenas 0,8% dos eleitores foram biometrizados.

Oito municípios já estão fazendo essa revisão de eleitorado desde o final de abril: Jaraguá do Sul, Corupá, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. Para esses, o processo vai até o próximo dia 07 de dezembro. Outros 40 municípios do Estado já estão cadastrando os eleitores biometricamente de forma não obrigatória.

Sobre a revisão de eleitorado e biometria

A revisão do eleitorado é um procedimento realizado para confirmação dos eleitores que têm efetivamente vínculo com o município. Nesses municípios, os eleitores terão suas digitais e foto colhidas para o cadastramento biométrico. Para fazer o procedimento, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

Com informações do TRE-SC.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook