
Projeto Concertos Matinais traz a Itapoá o Coral da Lírica de Joinville

Às 10h00min do próximo dia 06 de agosto, a Casa da Cultura de Itapoá será sede da primeira apresentação do Coro da Sociedade Cultural Lírica de Joinville no município itapoaense. O evento integra o projeto Concertos Matinais, realização da Prefeitura de Itapoá, com a coordenação da Escola de Música Tocando em Frente e o apoio do site Tribuna de Itapoá, que tem como proposta a realização de um concerto por mês na Cidade. Luci José da Costa Kirinus (a Nena), uma das coordenadoras, faz uma avaliação positiva das duas primeiras exibições do Projeto (junho e julho). “Tivemos sempre com um bom público. Por se tratar de um projeto incipiente, acho que está além das expectativas. Isso mostra que a comunidade itapoaense tem sede de cultura e valoriza iniciativas como esta”, considera.
Em relação ao Coral da Lírica, que se apresentará no próximo dia 06 em Itapoá, o maestro do Grupo, Rafael Daniel Huch, é quem dá mais detalhes. “Este ano [2017], o coro está completando 95 anos de fundação, com um repertório especial. O coro da Lírica mantém a tradição germânica através do canto coral, executando canções em idioma alemão, português e internacional”, explica. Para Nena, a expectativa em relação a essa apresentação é muito boa. “Esperamos, novamente, um bom público. O Coral Vozes da Babitonga já se apresentou na Sociedade Lírica de Joinville e chegou a hora de retribuir este convite. Esses intercâmbios somente valorizam as cidades e os grupos envolvidos”, diz ela. Helmuth Kirinus (o professor Mutti), proponente do projeto que está sendo executado, este ano, pelo Coral da Lírica, também tem excelente expectativa quanto à apresentação da Lírica em Itapoá. “Espero o de sempre. Um bom público e a valorização da arte e cultura por todos os envolvidos”, conta.
A Sociedade Lírica é, hoje, uma das mais representativas e atuantes sociedades culturais de Joinville, mantendo espaços coletivos dedicados ao cultivo da cultura, arte, costumes e desenvolvendo permanentemente atividades de canto-coral, dança folclórica e tiro ao alvo-seta em sua sede social, construída entre 1974 e 1985 em estilo enxaimel com 1,2 mil m², situada à Rua max Colin, nº 1.483, no bairro América de Joinville. Estreitando laços culturais internacionais, realizou através do coral, intercâmbio de apresentações na Alemanha em 1995 e no Chile em 1999, bem como em diversas cidades brasileiras. Atualmente, o coral envolve 43 coralistas, que cantam sob a regência e direção musical do maestro Rafael Daniel Huch.
“Queremos agradecer à Prefeitura Municipal de Itapoá, que acreditou neste projeto e se dispôs junto conosco a colocá-lo em execução. Em uma das reuniões pré-eleitorais no bairro de Itapema, a prioridade mais votada naquele dia foi investimento em cultura. O ‘Concertos Matinais’ é uma prova de que a palavra está sendo cumprida”, conclui Nena.
Leia também:
Orquestra Prelúdio emociona Itapoá com trilhas de filmes clássicos em concerto inesquecível
Itapoá recebe concerto da Orquestra Prelúdio com trilhas de clássicos do cinema
Orquestra Prelúdio apresenta trilhas sonoras de clássicos do cinema na Casa da Cultura
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário