Projeto Concertos Matinais traz a Itapoá o Coral da Lírica de Joinville

Às 10h00min do próximo dia 06 de agosto, a Casa da Cultura de Itapoá será sede da primeira apresentação do Coro da Sociedade Cultural Lírica de Joinville no município itapoaense. O evento integra o projeto Concertos Matinais, realização da Prefeitura de Itapoá, com a coordenação da Escola de Música Tocando em Frente e o apoio do site Tribuna de Itapoá, que tem como proposta a realização de um concerto por mês na Cidade. Luci José da Costa Kirinus (a Nena), uma das coordenadoras, faz uma avaliação positiva das duas primeiras exibições do Projeto (junho e julho). “Tivemos sempre com um bom público. Por se tratar de um projeto incipiente, acho que está além das expectativas. Isso mostra que a comunidade itapoaense tem sede de cultura e valoriza iniciativas como esta”, considera.

Em relação ao Coral da Lírica, que se apresentará no próximo dia 06 em Itapoá, o maestro do Grupo, Rafael Daniel Huch, é quem dá mais detalhes. “Este ano [2017], o coro está completando 95 anos de fundação, com um repertório especial. O coro da Lírica mantém a tradição germânica através do canto coral, executando canções em idioma alemão, português e internacional”, explica. Para Nena, a expectativa em relação a essa apresentação é muito boa. “Esperamos, novamente, um bom público. O Coral Vozes da Babitonga já se apresentou na Sociedade Lírica de Joinville e chegou a hora de retribuir este convite. Esses intercâmbios somente valorizam as cidades e os grupos envolvidos”, diz ela. Helmuth Kirinus (o professor Mutti), proponente do projeto que está sendo executado, este ano, pelo Coral da Lírica, também tem excelente expectativa quanto à apresentação da Lírica em Itapoá. “Espero o de sempre. Um bom público e a valorização da arte e cultura por todos os envolvidos”, conta.

A Sociedade Lírica é, hoje, uma das mais representativas e atuantes sociedades culturais de Joinville, mantendo espaços coletivos dedicados ao cultivo da cultura, arte, costumes e desenvolvendo permanentemente atividades de canto-coral, dança folclórica e tiro ao alvo-seta em sua sede social, construída entre 1974 e 1985 em estilo enxaimel com 1,2 mil m², situada à Rua max Colin, nº 1.483, no bairro América de Joinville. Estreitando laços culturais internacionais, realizou através do coral, intercâmbio de apresentações na Alemanha em 1995 e no Chile em 1999, bem como em diversas cidades brasileiras. Atualmente, o coral envolve 43 coralistas, que cantam sob a regência e direção musical do maestro Rafael Daniel Huch.

“Queremos agradecer à Prefeitura Municipal de Itapoá, que acreditou neste projeto e se dispôs junto conosco a colocá-lo em execução. Em uma das reuniões pré-eleitorais no bairro de Itapema, a prioridade mais votada naquele dia foi investimento em cultura. O ‘Concertos Matinais’ é uma prova de que a palavra está sendo cumprida”, conclui Nena.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook