PM reanima recém-nascido engasgado com leite materno em Itapoá

Por volta das 13h00min dessa sexta-feira, dia 13 de outubro, policiais militares de Itapoá realizaram o atendimento de uma ocorrência incomum, mas que merece destaque, pela importância do primeiro atendimento de emergências. Todos os policiais recebem treinamento de primeiros socorros e, dessa vez, graças a isso, um bebê recém-nascido foi salvo.

A ocorrência teve início quando a Central 190 da PM recebeu a ligação de uma mãe, que desesperada, relatava aos pratos, a ausência de respiração por parte do seu bebê. Imediatamente, o operador da Central iniciou as orientações por telefone, enquanto acionava a única viatura policial de serviço na Cidade. Mesmo distante, a viatura com dois policiais militares (Bruno e Faxo) se deslocou com prioridade até o local.

Chegando lá, os policiais observaram que o pai da criança segurava o filho já cianótico (coloração azul violácea da pele e das mucosas, devida à oxigenação insuficiente do sangue) e a mãe recebia as primeiras instruções por telefone.

Os dois policiais deram início aos primeiros socorros, fazendo respiração boca e boca e utilizando a técnica de tapotagem (manobras e percussões pulmonares) no pequeno Pedro, que estava engasgado com o leite materno.

Em alguns instantes, o bebê reagiu e voltou a chorar. Rapidamente, ele foi conduzido até o PA (Pronto Atendimento) 24 Horas de Itapoá, local em que recebeu atendimento médico.

Encerrada a ocorrência, a emoção tomou conta dos envolvidos. O sargento Cleverson, com 21 anos de efetivo, relatou que há muito tempo não sentia tanta emoção no atendimento à comunidade.

Tratou-se da segunda ocorrência envolvendo crianças que receberam os primeiros socorros pela PM de Itapoá esta semana.

Nessa quarta-feira, dia 11 de outubro, uma mãe procurou o quartel da PM com a filha no colo, que estava inconsciente, porque havia ingerido querosene. Na ocasião, o próprio comandante da Polícia Militar Local, Tenente Lima, prestou os primeiros socorros e conduziu a criança e sua mãe até o PA.

Com informações e foto da Polícia Militar de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook