Conseg Itapoá celebra dois anos de reativação

Na noite dessa sexta-feira, dia 20 de outubro, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Itapoá realizou sua reunião ordinária do segundo aniversário de reativação. O evento, que se deu nas dependências do Restaurante Toca da Raposa, contou com baixa adesão da comunidade, apesar da divulgação nas redes sociais. Autoridades municipais, como o prefeito e os vereadores, também foram convidados, mas não compareceram. A expectativa era que houvesse, pelo menos, algum comunicado por parte destes, que denotasse apoio aos trabalhos realizados pelo Conselho. A baixa adesão, no geral, contrasta com a preocupação que a comunidade apresenta pelo tema em diversas manifestações, principalmente na internet. Da mesma forma, a ausência das autoridades municipais foi bastante lamentada.

No evento, os atuais integrantes da Diretoria do Conseg Itapoá apresentaram um resumo das intensas atividades realizadas pelo Grupo no último ano. Vídeos e fotos foram apresentados via projeção em telão.

O segundo ano pós reativação do Conselho teve início na celebração do primeiro aniversário, comemorado no Salum Gastrobar em outubro de 2016. Na ocasião, Marcelo Mardegan presidia o Conseg; tendo como vice-presidente, Ana Paula Scherer Caceres; 1ª secretária, Claudia Mara Kotowey; e 2º secretário João Paulo Schones.

De outubro a novembro do ano passado, o Conselho promoveu a realização de um abaixo assinado, solicitando novos efetivos policiais militares e civis.

Em 23 de novembro de 2016, na Câmara de Vereadores, o Conseg viabilizou um curso de capacitação do programa Rede de Vizinhos. Mais de 100 pessoas participaram. A Rede de Vizinhos prioriza a Segurança Pública Preventiva, importante frente de ação ao lado da Segurança Pública oferecida pelo Estado de Santa Catarina por meio das Polícias. O Conselho Comunitário de Segurança de Itapoá apoia a aplicação do Programa desde então, promovendo palestras educativas sobre o tema.

Em janeiro de 2017, o presidente até então, Marcelo Mardegan, pediu seu desligamento do Conseg por motivo de mudança de endereço para outro estado. A então vice-presidente, Ana Paula Scherer Caceres, assumiu a presidência.

No mês seguinte, em fevereiro, o Conseg publicou junto ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), na comarca de Itapoá, uma solicitação de análise sobre a possibilidade de ação civil pública em face do Estado, com o objetivo de compeli-lo a suprir a deficiência de pessoal do quadro de efetivos da Polícia Militar de Itapoá, levando em consideração que o Município não foi priorizado no momento da distribuição de efetivos da Polícia Militar.

De março a junho deste ano, novos membros efetivos foram admitidos no Conselho, de forma que o grupo cresceu e se renovou.

Em abril, a então presidente Ana Paula e a secretária Claudia Mara Kotowey pediram afastamento, sendo aclamada uma diretoria provisória para dirigir o Grupo até março de 2018, quando serão realizadas as eleições bienais obrigatórias. A atual diretoria é presidida por Oneide Aparecida Bolzan Urso; tem como vice-presidente, Henrique de Aguiar; 1ª secretária Maria Lourdes Tavares; 2º secretário João Pedro Schones; diretor social e de assuntos comunitários, Genésio Tavares; diretor de Marketing, Thiago Barcelos; diretora do projeto Urnas do Conseg, Telma Maria Teixeira Bauer; e na Comissão de Ética e Disciplina, Delly Lima Maciel Neto; João Hofstetter; e Josafá dos Santos. Os membros natos são o segundo tenente e comandante da PM de Itapoá Richardson B. de Lima Lima com sua suplente soldado Danieli Cristina Karas; e o delegado da Polícia Civil Vinícius Ferreira com a sua suplente Alessandra Frederich Lyra.

No último dia 29 de maio, o Conseg atendeu a um convite do Porto Itapoá e participou da SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente). Durante este ano de 2017, também, alguns representantes do Conselho de Segurança participaram do Curso Cidadãos do Bem, oferecido pelo terminal portuário itapoaense e ministrado pela empresa de consultoria social “Commuitaria”.

Atualmente, alguns projetos do Conseg estão em andamento, entre eles um programa de rádio; as palestras informativas itinerantes; e a representação do Conselho no Projeto Ampliar do Porto.

O programa de rádio “Momento Conseg” vai ao ar quinzenalmente, às terças-feiras, a partir das 09h00min, durante a programação da Rádio Comunitária Itapoá 87,9 FM, inserido no programa Itapoá Comunidade. Toda a comunidade pode participar do Programa, pelo telefone (47) 3443-2872, enviando dúvidas e sugestões sobre questões que envolvem a segurança pública local.

Ao final da reunião do Conseg, houve um agradecimento aos doadores das sete urnas necessárias para ampliar a atuação do Projeto Urnas Solidárias. Essas doações foram realizadas pelas empresas Marcenaria Moveis Providence e Marcenaria Moveisol. O médico e colaborador do Conselho de Segurança, Douglas Urso, que doou a adesivagem dessas urnas, esteve presente e também recebeu os agradecimentos.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook