Vai e vem, por Thiago Gusso

Parecia confirmada a perda de mandato do prefeito Marlon Neuber na reunião de Câmara do último dia 05 de março e a dúvida era como ficaria a Administração da Cidade. O pouco que se sabia era que Carlos Henrique, o vice-prefeito eleito, assumiria o cargo vago, mas será que ele manteria a mesma forma de administrar de seu antecessor? E a equipe de governo, os cargos de confiança seguiriam os mesmos? A população de Itapoá acreditou que poderia ter um esboço da resposta a essas perguntas no espaço regimental da Casa, uma vez que os vereadores costumam usar desse espaço para o debate político e, certamente, nas falas dos vereadores (de situação e oposição), seria possível ter uma ideia do que esperar da política itapoaense naquele cenário que se desenhava. Porém não foi o que ocorreu. Seguindo o regimento interno da Câmara e alegando o encerramento do tempo regimental para a realização da reunião ordinária, o atual presidente da Casa deu por encerrada a sessão, revoltando o público e alguns de seus colegas vereadores, que ficaram sem poder dar mais satisfações aos que ali se encontravam. A alegação do presidente, que é da base aliada do Governo Municipal, não convenceu o público, em grande parte ciente de que a prática de prorrogar a reunião de Câmara é usada com extrema frequência e nem sempre o regimento interno é seguido tão à risca, ainda que devesse. A vaia foi instantânea e as dúvidas permaneceram. Mas em menos de um dia, tudo mudou…

O que parece é, mas nem tudo…

Parecia, é isso mesmo… parecia que a perda de mandato do prefeito Marlon Neuber estava consolidada, mas bastaram algumas horas, menos de um dia, para que houvesse uma reviravolta no caso. Ocorreu que uma liminar, datada de 06 de março, suspendeu a perda de cargo do Prefeito de Itapoá. Por ora, até melhor análise, a decisão do desembargador que assina essa nova decisão foi pelo restabelecimento do cargo. Como já aleguei neste mesmo espaço, em minha coluna da edição anterior (130 – fevereiro/2018) do jornal, motivações políticas à parte, situação e oposição concordam quando o assunto é o prejuízo que uma transição de governo pode trazer em qualquer esfera, quanto mais a um município jovem, com tantos problemas urgentes para solucionar. Independentemente dos rumos políticos que o Poder Executivo tome daqui para a frente, se com Marlon Neuber ou Carlos Henrique Nóbrega no comando, a certeza é que qualquer um deles tem uma árdua tarefa. A cidade tem grandes desafios e a forma de encará-los implica e continuará implicando diretamente no apoio que um, outro ou ambos receberão ou não da população. Pelo bem de Itapoá e para que a Cidade sofra o menos possível com esse desgastante impasse político e jurídico, é de extrema importância que o desfecho seja dado com a maior brevidade possível. Nosso mais sincero desejo, em nome do Itapoá Notícias e da Tribuna de Itapoá, é que, ao final disso tudo, independente de governante, o povo possa desfrutar de uma Itapoá melhor.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook