Realizado o 1º Encontro sobre Autismo de Itapoá

Na noite dessa terça-feira, dia 10 de abril, foi realizado o “1º Encontro sobre Autismo de Itapoá – Conhecer para Promover. Organizado pelo Grupo de Pais e Apoiadores do Autismo, o evento ocorreu na sede da Câmara de Vereadores local e teve como palestrante principal, a jornalista Adriana Czelusniak. Mãe de Gabriel, que é autista, a palestrante é autora do perfil “Vivendo a Inclusão” no Instagram. O tema de sua palestra foi “Os desafios do Autismo para a sociedade, saúde e educação”.

A abertura do evento ficou a cargo do cerimonialista André Vinícius Araújo, pai de um menino que está em fase de investigação de sinais de risco de autismo. Ao abrir o encontro, ele convidou a organizadora Elvira Lacerda e os apoiadores para que se posicionassem junto à mesa do evento. Compuseram essa mesa, além de Elvira, o presidente da Câmara de Veradores, José Antonio Stoklosa; a presidente da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapoá, Auzilia Ramos Doria; a diretora da APAE Fabiane Monteiro Kanzler; e a secretaria de Educação, Luíza Montalvão de Oliveira. Todos esses tiveram uma fala rápida e teceram seus agradecimentos. Os presentes no evento, em sua maioria, eram servidores da Educação, da Saúde e familiares de autistas. Após sua explanação, a palestrante Adriana respondeu perguntas do público, esclarecendo diversas dúvidas sobre o Autismo.

Quem explica a ideia do evento à Tribuna de Itapoá, é a organizadora Elvira Lacerda. “Em 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Vemos várias cidades fazendo caminhas, palestras, eventos. Eu, como mãe de uma autista, a Isabela, de cinco anos de idade, senti falta, porque em Curitiba [PR], eu estava envolvida com as atividades dessa data. Aqui em Itapoá, não se falou sobre esse dia, ano passado. Esse ano, eu não via menção em nenhum lugar de que teríamos algo. Então, decidi convidar a Creche Lua de Cristal para fazer algo com os alunos nesse dia e a diretora Márcia se empolgou com a ideia de pedir para as crianças virem de azul no dia 02 de abril. Essa era ideia inicial, porém comentei com uma amiga, Silvia, ex-professora de apoio da Isabela, de que podíamos ver se a Prefeitura não faria algo e assim uma foi falando de uma para outra amiga. Quando vi, tínhamos um grupo já, com várias ideias. Montamos , dia 19 de março, o Grupo de Pais e Apoiadores do Autismo em Itapoá. Então, iniciou a correria. Após conversarmos, escolhemos fazer uma palestra sobre Autismo em Itapoá”, detalha Elvira.

Apoiaram essa ideia, a Secretaria Municipal de Educação de Itapoá, a Secretaria Municipal de Saúde, a Câmara de Vereadores e a APAE local. Patrocinaram, o próprio Grupo de Pais e Apoiadores do Autismo e a Vidraçaria Andrad’s.

Sobre o Grupo de Pais e Apoiadores do Autismo em Itapoá

Com a finalidade de apoiar as famílias de autistas, promovendo encontros futuros e palestras para conhecimento, assim como buscar os direitos de atendimento na Saúde no Município e divulgar para que a população possa conhecer esse transtorno, no último dia 19 de março, foi criado o Grupo de Pais e Apoiadores do Autismo de Itapoá.

A importância da criação do Grupo ficou bastante visível já logo após a realização do primeiro evento, dia 10 de abril, quando muitas das professoras presentes comentaram da desconfiança de terem um ou outro aluno com sinais de risco de autismo, mas não sabem como abordar o tema perante a família desses.

Elvira Lacerda também fala da importância de grupos de apoio ao Autismo. Quando tive o laudo da Isabela, minha filha, tudo o que eu precisava era um rumo, porém não encontrei esse apoio de imediato. Precisamos passar pelo luto da filha idealizada para conseguirmos ver a luz no fim do túnel. Ter um filho com autismo muda totalmente a estrutura do lar e o emocional é abalado. Precisamos encontrar alguém que nos ampare nessa hora, essa é a ideia do grupo: ajudar as famílias a encontrarem a saída, saber em que direção ir. O mais difícil é ter forças para não cair na depressão, e conseguir ver que não é o fim, mas sim um novo começo. Com amparo, tudo fica mais fácil na vida”, conclui.

Integram, o Grupo de Pais e Apoiadores do Autismo de Itapoá, os seguintes membros:

Elvira Lacerda – mãe da autista Isabela, de 5 anos;
Wellington Cassiano – pai da autista Isabela, de 5 anos;
Silvia Santos – professora de Educação Física e irmã de autista;
Regina dos Passos Venâncio – Pedagoga e tia de gêmeos autistas;
Patricia Cristina Toaldo – Professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado) do Município;
Nicolle Cristina Mota – Psicologa;
Vitoria Clara Pessatti – Terapeuta Ocupacional;
André Vinicius Araújo – foi o cerimonialista do evento e tem um filho em fase de investigação;
Caroline Mayer – mãe do autista Miguel, de 5 anos;
Fernanda – Professora de Geografia e mãe do autista Caio, de 3 anos;
Christiane Aparecida Schmekel – mãe de dois filhos autistas, Luan, de 7 anos, e Lucas, de 5;
Rute – mãe do autista Maikon.

Interessados em mais informações sobre o grupo ou, então, em participar dele, podem entrar em contato com Elvira Lacerda pelo WhatsApp (47) 99237-6115.

Confira o flyer que foi distribuído, no Encontro, com informações sobre o autismo.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook