Projeto Concertos Matinais apresenta: Coral da Lírica de Joinville

Às 10h00min do próximo dia 06 de maio, a Casa da Cultura de Itapoá será sede da segunda apresentação do Coro da Sociedade Cultural Lírica de Joinville no município itapoaense. O evento integra o projeto Concertos Matinais, realização da Prefeitura de Itapoá, com a coordenação da Escola de Música Tocando em Frente e o apoio do site Tribuna de Itapoá. Essa será a 12ª apresentação do projeto que está no seu segundo ano, com a proposta de realizar um concerto por mês na Cidade. O Coral Vozes da Babitonga abrilhantará o evento com uma participação especial. E, ao final, como tem sido em todos os Concertos Matinais, haverá o sorteio de um jantar entre os presentes, com direito a um acompanhante, no Recanto do Farol. Tal jantar que é cedido gentilmente pelo próprio restaurante. Luci José da Costa Kirinus (a Nena), uma das coordenadoras do Projeto, faz uma avaliação positiva do Concertos Matinais. “Tivemos sempre com um bom público. Por se tratar de um projeto incipiente, acho que está além das expectativas. Isso mostra que a comunidade itapoaense tem sede de cultura e valoriza iniciativas como esta”, considera.

Em relação ao Coral da Lírica, que se apresentará no próximo dia 06 em Itapoá, o maestro do Grupo, Rafael Daniel Huch, é quem dá mais detalhes. “Este ano [2018], o coro está completando 96 anos de fundação, com um repertório especial. O coro da Lírica mantém a tradição germânica através do canto coral, executando canções em idioma alemão, português e internacional”, explica. Helmuth Kirinus (o professor Mutti), proponente do Projeto Concertoz Matinais tem excelente expectativa quanto à apresentação da Lírica em Itapoá. “Espero o de sempre. Um bom público e a valorização da arte e cultura por todos os envolvidos”, conta.

A Sociedade Lírica é, hoje, uma das mais representativas e atuantes sociedades culturais de Joinville, mantendo espaços coletivos dedicados ao cultivo da cultura, arte, costumes e desenvolvendo permanentemente atividades de canto-coral, dança folclórica e tiro ao alvo-seta em sua sede social, construída entre 1974 e 1985 em estilo enxaimel com 1,2 mil m², situada à Rua max Colin, nº 1.483, no bairro América de Joinville. Estreitando laços culturais internacionais, realizou através do coral, intercâmbio de apresentações na Alemanha em 1995 e no Chile em 1999, bem como em diversas cidades brasileiras. Atualmente, os coristas cantam sob a regência e direção musical do maestro Rafael Daniel Huch.

A programação do Concertos Matinais 2018 já está fechada e, depois da apresentação do Coral da Sociedade Lírica de Joinville será a vez do espetáculo Cinema e Metais, com trilhas sonoras que marcaram época no cinema, no próximo dia 17 de junho.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook