Oficina sobre produção cultural capacita artistas em Itapoá

Fomentar a capacitação e a profissionalização de artistas, produtores e agentes de cultura para o mercado cultural são os principais objetivos da oficina “O artista empreendedor”, a ser realizada gratuitamente entre os dias 28 de maio e 8 de junho na Casa da Cultura de Itapoá.

Ministrada pela artista e produtora cultural Geane Saggioratto, que há 25 anos atua na área, a vivência pretende levar aos participantes informações importantes sobre os pontos mais complexos que envolvem a profissão como, por exemplo, os detalhes da elaboração e formatação de projetos culturais para empresas públicas e privadas e, também, a difusão de técnicas adequadas para a viabilização de eventos na área da cultura.

Para Geane Saggioratto, o momento social econômico brasileiro é determinante para a capacitação de profissionais da cultura. Com a grande competitividade nas empresas privadas e a crise na esfera pública, a busca pelo diferencial é maior. Por isso, aliar os interesses comuns entre produtores, empresários e público é um desafio constante: “É preciso que haja um maior entendimento das necessidades das empresas e da forma de alinhar o projeto às estratégias de marketing usualmente adotadas pelo mercado. E isso só é possível com a profissionalização, que capacita os agentes culturais em técnica e linguagem para o melhor relacionamento com esse universo”, explica.

Para os iniciantes, a oportunidade de conhecer melhor as características do mercado atual de produção, as formas de captação de recursos, editais, tipos de Leis de Incentivo são esclarecimentos que podem ser levados para toda a vida profissional: “Aprender a leitura correta de um edital de cultura, elaborar  e formatar uma ideia dentro dos padrões exigidos para que o projeto tenha maior poder avaliativo e competitivo na hora de concorrer a uma verba são pontos em que desde o começo é preciso estar atento. São esses detalhes que farão a diferença no início e também ao longo dos anos”, conclui.

A produtora Geane Saggioratto ainda lembra de como trabalho com produção cultural é amplo e de como é importante estar atualizado com as mudanças e inovações do mercado: “O produtor trabalha com artistas, com organizações e empresas. Ele é o responsável por produzir, organizar e promover projetos nas diversas áreas culturais: as artes cênicas, a música, o audiovisual, as artes plásticas, etc. Mas é também preciso lembrar de que dentro de cada área dessas há especificidades, detalhes que podem viabilizar ou inviabilizar o sucesso de uma ideia. Isso sem contar os desdobramentos dessas áreas em outras esferas, como o terceiro setor, por exemplo. O mercado está cada vez mais multifacetado e nós, produtores, precisamos sempre estarmos alinhados a ele”, explica.

A oficina “O artista empreendedor foi selecionada pelo Prêmio Elisabete Anderle de 2017, da Fundação Catarinense de Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Itapoá-SC.

Serviço:
Oficina de produção cultural “O artista empreendedor”
Quando: 28 de maio a 08 de junho de 2018.
Onde: Casa da Cultura de Itapoá.
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30.
Público Alvo: Produtores, funcionários públicos e pessoas interessadas em atuar na área cultural.
Inscrições: As inscrições devem ser feitas antecipadamente na Secretaria de Turismo e Cultura de Itapoá – Rua Diogo Augusto Zamboni de Oliveira, 188.
Informações: (47) 3443.0244.

De Ana Reimann, Assessoria de Imprensa, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook