Movimente-se e Viva Mais

Esqueça todos os estereótipos de que somente os idosos sentem uma dor aqui, outra ali. Esqueça que somente os jovens podem ser ativos, dispostos e terem vitalidade. Isso vai de acordo com os hábitos de cada um. Você, jovem de 20, pode ter mais dores do que um vovô de 70. E não há segredos, tampouco alguma fórmula que te faça parar no tempo e permanecer com a mesma disposição. O que muda são suas práticas diárias e, para isso, é fundamental a presença de atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe de Paula Siqueira*, não há nenhuma atividade especifica para determinada faixa etária. “É preciso fazer uma periodização adequada de cargas, números de repetições, exercícios e verificar possíveis patologias de ambos os indivíduos. Exemplo: Um idoso que pratica musculação tem a menor probabilidade de sofrer quedas causando fraturas, assim sendo, melhorando a qualidade de vida desse idoso”, explica o profissional.

Segundo Felipe, os benefícios para a saúde de quem pratica atividades regularmente são inúmeras. Dentre eles, está o fortalecimento muscular e ligamentar, além da melhora da densidade óssea mineral, e da prevenção de cardiopatias e patologias como: diabetes, hipertensão, osteoporose, diminuição de gordura corporal, entre outros. “Com o aumento da produção de endorfinas e serotoninas, eleva-se também o bem-estar do praticante. Há casos de depressão, síndrome do pânico, casos clínicos e psíquicos que podem ser tradados com atividade física”, ressalta o educador físico.

Você pode começar agora e ter mais qualidade de vida, pois não há restrições de idade ou exercícios. No entanto, busque informações e orientação de um profissional qualificado. Felipe explica que a frequência sempre vai ficar entre duas a três vezes na semana, podendo variar de acordo com o objetivo de cada um. Algumas pessoas buscam apenas qualidade de vida, outras tem um culto ao corpo, pois há uma divisão no treinamento físico entre ser ‘fitness’ ou ‘wellness’. “O fitness faz referência à busca de um corpo atlético, ou seja, um corpo que prioriza a estética. No wellness, o objetivo é o ganho de bem-estar atrelado à saúde. Nas academias, existe a procura por ambos os objetivos, mas o percentual de procura por uma melhora estética é superior, salientando que mesmo o objetivo sendo estético, o ganho de saúde sempre estará atrelado”, explica.

Seja fitness, wellness, vovô, vovó, jovem, criança, mas se movimente e viva com qualidade de vida. Viva Mais!

*Felipe de Paula Siqueira é bacharel em Educação Física CREF: 020235-G/SC, personal trainer, preparador físico e professor de Muay Thai.

Avatar

Luana Cristina

Jornalista pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), já trabalhou em veículos de comunicação em Santos (SP), editoras de revistas de Balneário Camboriú e Itajaí. Atualmente, integra a equipe de jornalismo do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook