Tribuna de Itapoá – A Vez e a Voz do Povo Itapoaense

A vez e a voz do povo itapoaense, sem medir esforços ou mensurar dificuldades, o objetivo do site jornalístico Tribuna de Itapoá é levar informações de interesse para a população local. Logo, esse “jovem” veículo de comunicação completará quatro anos, mas somada a experiência da equipe que alimenta ele todos os dias, a conta vai para mais de dez primaveras.

Seja para divulgar eventos beneficentes, opiniões dos leitores, programação dos eventos locais e regionais, entrevistas com autoridades e líderes comunitários, ou oportunidades profissionais (vagas de emprego e cursos de qualificação), o jornal Tribuna de Itapoá está sempre à disposição do povo. Você leitor, você cidadão itapoaense é sempre bem-vindo, e sua opinião é muito importante.

A corrida é contra o tempo, em busca de reportar os acontecimentos de maneira rápida e com qualidade, utilizando fontes seguras para que o leitor fique bem informado. Para um jornalista, escrever uma matéria é sempre um desafio. Está além das palavras escritas, pois exige preparo e profissionalismo. Na Tribuna de Itapoá, imparcialidade é lei. Não há lado A ou B. Não existe jogo de interesses. A informação é segura e não manipulada. Outro ponto de destaque é a tecnologia utilizada no site, que é totalmente adaptada a celulares e tablets, oferecendo a melhor experiência possível ao público leitor e, consequentemente, ao anunciante.

O jornalista Thiago Gusso, responsável pelo site, explica que, atualmente, quando se demora um pouco para lançar a notícia sobre determinado fato no site, os leitores já se informaram acerca do assunto por outros meios, especialmente grupos do WhatsApp e páginas do Facebook. “Nossa responsabilidade jornalística nos obriga a uma apuração mais aprofundada do que aquela vista nas redes sociais, o que inevitavelmente coloca o jornalismo online, mesmo mais rápido que os outros veículos jornalísticos, em desvantagem no que diz respeito ao tempo entre o fato e a publicação na rede. Alguém pode entender, então, que as redes sociais são concorrentes dos sites de jornalismo online, mas muito pelo contrário, elas precisam ser encaradas como parceiras. É isso que fazemos”, esclarece o jornalista. Inclusive, diversas temáticas abordadas no site têm origem nas redes sociais. Às vezes, algo teoricamente irrelevante, um fato qualquer, mas que diante dos olhos de um jornalista, transforma-se em uma notícia de interesse comum. “Essa visão de ter as redes sociais como parceiras e não concorrentes é o que nos move em relação às diversas páginas do Facebook e grupos do WhatsApp com quem atuamos em parceria, na divulgação de nossos clientes e parceiros”, ressalta.

Julio Penteriche, além de integrante da equipe da Tribuna de Itapoá há pouco mais de um ano, é o fundador da maior página da cidade no Facebook: a Praia De Itapoá Sc, que contempla mais de 57 mil seguidores. Ele também administra diversas outras páginas no Facebook e grupos do WhatsApp. Julio está sempre ligado em todos os movimentos da cidade e trabalha focado na veracidade das informações, como toda a equipe da Tribuna. “Às vezes, sou obrigado a esperar a confirmação oficial dos fatos e, com isso, outras mídias sociais saem na nossa frente, sem ter as informações checadas, mas essa nossa postura é importante para mantermos a confiabilidade do público”, revela.

Luana Cristina Ferreira, jornalista que passou a integrar a equipe do site Tribuna de Itapoá há cerca de dois meses, comenta suas impressões sobre o veículo de comunicação. “Eu vejo site como algo inovador. Ainda que seja mais um site de notícias direcionado a uma comunidade local, é diferente de outros veículos, porque na Tribuna de Itapoá, o compromisso é com informação de qualidade. Não há o desespero em sair na frente e dizer a mesma coisa. Percebo que nessa era tecnológica, há muito ‘copia e cola’, e pouca leitura. Nós, enquanto jornalistas, somos formadores de opinião, e assim como as pessoas se acostumaram a ler notícias mais enxutas, acho que nosso maior desafio é mostrar que, além da notícia, podemos abordar a história como um todo, contextualizar e, consequentemente, dar mais informações. No entanto, é necessário tempo para apuração, ouvir diferentes pontos de vista, entre outras demandas, para então entregarmos uma matéria mais completa”, considera ela. “Espero poder continuar realizando o meu trabalho e aprender mais a cada dia, com todos os desafios. E, claro, espero poder contar sempre com apoio da Equipe”, conclui a mais nova integrante da Tribuna.

Segundo dados do site, nesses quase 50 meses de atuação, a Tribuna de Itapoá não parou de crescer e vem batendo recordes atrás de recordes. Hoje, mantém uma média diária de visitantes únicos (contagem por ip) superior a 1 mil e de leituras (páginas visualizadas) próxima de 2 mil.

“Cientes de que é o público leitor que fará com que o anunciante escolha o nosso veículo de comunicação para suas divulgações, o nosso foco é a qualidade da informação jornalística que oferecemos, sem deixar de lado a divulgação eficiente dos nossos clientes e parceiros. Com essa filosofia de trabalho, temos a certeza de oferecer o que há de melhor para todos os públicos que contemplamos”, garante Thiago Gusso.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook