Obras de pavimentação e urbanização da rua Mariana Michels Borges estão prestes a ser concluídas

Após oito meses, as obras de pavimentação e de urbanização na rua Mariana Michels Borges, em Itapoá, chegaram na fase final. De acordo com a Secretaria de Obras do Município, 90% dos trabalhos já foram concluídos. Falta apenas a construção de uma calçada próxima à avenida Zilda Arns Neumann, assim como a construção de uma outra calçada em frente à Câmara de Vereadores. E também faz parte da etapa de conclusão, a pintura e sinalização da pista de rolamento. Segundo informações da Prefeitura, o custo total da obra foi de R$ 879.708,43.

No mês de abril, durante uma vistoria, a Secretaria Municipal de Obras identificou problemas no trecho pavimentado. Foram constatadas falhas na qualidade do asfalto em dois pontos específicos: no trecho inicial da rua, no lado direito, entre a avenida Zilda Arns Neumann e a rua Adalcino Rosa e em um trecho de 20 metros de extensão, também do lado direito, antes da última travessia elevada, em frente à Câmara de Vereadores. De imediato, a Secretaria acionou a empreiteira que venceu o processo de licitação, para que fossem realizados os reparos. A empreiteira se comprometeu a refazer o pavimento e arcou com as despesas desse retrabalho. Os defeitos foram identificados em ensaios que avaliam a qualidade do asfalto. Verificou-se no estudo feito por uma empresa contratada pela Prefeitura que havia um teor de betume acima do permitido e isso poderia deixar o asfalto muito plástico, propício à formação de ondulações. Também foram constatados problemas no posicionamento e na largura da pista. O projeto prevê 8,30 metros de largura entre um lado e outro, e foi verificado em um trecho que a largura era de 8 metros. O reparo também foi solicitado à empreiteira responsável pela obra. Mesmo com esses imprevistos, a obra foi executada dentro do prazo, pois ela iniciou no dia 27 de outubro de 2017 e a previsão de entrega é para este mês de julho.

A Secretaria de Obras de Itapoá esclarece, ainda, que as lombadas instaladas na via são feitas de concreto e de paver para minimizar futuras aberturas no asfalto para a travessia ou colocação de materiais de infraestrutura. A Prefeitura de Itapoá faz questão de ressaltar a importância de se fazer a fiscalização de obras, pois assegura o cumprimento das obrigações contratuais assumidas pelas empresas que prestam serviços. Além disso, com essa postura, o Município tem maior controle dos gastos públicos e da qualidade dos serviços. A Prefeitura de Itapoá, por meio da Secretaria de Obras, também entende que fiscalizar obras públicas traz segurança para bem público e garante melhoria de vida para a comunidade em geral.

No que se refere ao valor orçado para a obra, a Secretaria de Obras informa que o levantamento é feito a partir de uma planilha oficial vinculada à Caixa Econômica Federal, a do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI). Através dela, os valores são orçados e posteriormente disponibilizados para as empresas interessadas em participar do processo licitatório. A proposta mais ajustada ao valor e que atende aos objetivos do projeto é a escolhida.

Da Prefeitura de Itapoá, com adaptações da Tribuna de Itapoá.

 

Avatar

Luana Cristina

Jornalista pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), já trabalhou em veículos de comunicação em Santos (SP), editoras de revistas de Balneário Camboriú e Itajaí. Atualmente, integra a equipe de jornalismo do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook