Barra do Saí se prepara para a 13ª Fecita

Quem mora na Barra do Saí, em Itapoá, conhece bem a tradição da Feira de Cidadania e Temas Atuais (Fecita), que neste ano (2018) chega à 13ª edição e traz como tema principal a água. O evento será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides Emidio da Silva. Lembrando que o evento será aberto ao público, dia 6, quinta-feira. Paralelamente à Fecita, também acontece o 9º Encontro da Infância e da Adolescência, que trabalha com temas fictícios ou reais e propõe aos alunos dos 6º ao 9º ano apresentar soluções.

De acordo com a gestora da escola, Lucy Helena Wielewicki, os preparativos estão acelerados. “A gente já criou uma identidade com a comunidade e, neste ano, teremos um dia de ação global, com a disponibilização de serviços gratuitos, avaliações de saúde, emissão de documentos, entre outras coisas. O mais bacana é que a comunidade participa ativamente da feira, inclusive oferecendo serviços”, ressalta a gestora.

Realizada desde 2005 — apenas em 2015, o evento não ocorreu —, a Fecita é um evento sempre muito aguardado pelos alunos e moradores da Barra. Isso porque, além de valorizar o conhecimento dos alunos, motiva a prática da cidadania e estimula a participação comunitária. Na edição deste ano, a proposta é promover uma reflexão sobre o uso consciente da água. Para isso, estão programadas visitações dos 420 alunos às estações de tratamento e de captação de água no Município, além de palestras e atividades curriculares.

— Quando ocorre a Fecita, a nossa escola se transforma. Todos os alunos querem participar, querem mostrar suas qualidades e ganhar o concurso. Isso é bom, porque os estimula a buscar o conhecimento e o aprendizado é fantástico — destaca Lucy.

Vale lembrar que, em cada edição, um tema diferente é trabalhado pelos alunos. Em edições anteriores, questões envolvendo meio ambiente, desarmamento, eleições e idosos serviram de base para a feira.

Dia da Cidadania na véspera de feriado

O Dia da Cidadania será realizado na quinta-feira, dia 6, véspera do Feriado da Independência, das 14h às 20h, na Escola Euclides Emidio da Silva. Uma série de atividades será desenvolvida, como a emissão de primeira via de RG e CPF; serviços de estética (cabeleireira, manicure e maquiagem); serviços de saúde (medição da pressão arterial, diabetes e higiene bucal); bazar de roupas usadas; venda de roupas novas; artesanato; entre outras.

Da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook