Nova empresa assume o transporte coletivo municipal de Itapoá

Desde a noite dessa terça-feira, dia 28 de agosto, uma polêmica tomou conta das redes sociais em Itapoá: a mudança da empresa responsável pela concessão do transporte coletivo municipal urbano. As primeiras postagens criticavam o fato de a Prefeitura não ter divulgado nada a respeito do assunto com antecedência. O Poder Executivo Municipal, por sua vez, ainda na noite dessa terça, emitiu uma nota em que afirmava que o serviço de transporte coletivo no Município está em processo de transição, mas que apesar disso, segundo a Prefeitura, os horários das linhas estavam mantidos sem alteração, assim como o preço da tarifa e a validade dos passes de vale transporte. “A Prefeitura ressalta que os usuários do serviço continuarão sendo atendidos normalmente durante esse processo e que ninguém será prejudicado”, concluiu a nota.

Já na manhã desta quarta-feira, dia 29 de agosto, o Poder Executivo Municipal reuniu representantes dos órgãos de imprensa para uma entrevista coletiva, em que esclareceu mais detalhes sobre o assunto. Estavam presentes, além de membros da imprensa local, representantes do Gabinete, da Procuradoria Jurídica, de algumas secretarias municipais, além do presidente e vice da Câmara de Vereadores, José Antonio Stoklosa e Janayna Gomes.

Inicialmente, o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Rodrigo Lopes, explicou o motivo da realização da coletiva de imprensa. Ele informou que o antigo contrato de concessão do transporte público municipal se encerrou e a nova licitação está em processo de homologação. Porém, no final da tarde da última sexta-feira, dia 24 de agosto, a empresa que prestava o serviço emitiu um comunicado informando que não iria mais ofertar o serviço. “A gente estava acompanhando os prazos e já tinha algumas ações previstas para que não houvesse interrupção do serviço para a comunidade e muito menos para o transporte escolar. Não haverá interrupção de serviço nenhum em momento nenhum”, garantiu Rodrigo. Ele ainda explicou que nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, não houve aula, porque a Secretaria de Educação já precisava fazer a reunião pedagógica, que conseguiram conciliar a data da reunião pedagógica com essa transição da empresa de ônibus, apenas para evitar qualquer transtorno com o transporte da Educação, que é um pouco mais delicado, e não é só uma linha, envolvendo bastante crianças. Então, houve esse zelo para evitar qualquer situação. “Independente disso, se não houvesse reunião pedagógica, teríamos transporte escolar, pois teríamos como contratá-lo a toque de caixa”, esclareceu.

Rodrigo Lopes também garantiu que a nova concessão oferecerá um transporte com várias melhorias, como ônibus mais novos, bilhetagem eletrônica, wi-fi e ar-condicionado.

Nas redes sociais, também foram questionados se os empregos dos motoristas da empresa anterior seriam mantidos. Rodrigo explicou que que todos eles já estavam em aviso prévio, de forma que nenhum deles será surpreendido. O próprio prefeito teria tido o cuidado de chamar as duas empresas e apresenta-las para que possam trocar mão de obra e isso está ocorrendo. “É muito mais fácil para a empresa nova aproveitar a mão-de-obra daqui do que trazer de fora”.

Originalmente, a antiga concessão realizada em 1999 com a empresa Transita tinha a validade de 10 anos, tendo vencido em 2009 e, de lá para cá, sempre sendo renovada, mas essas renovações foram questionadas pela Justiça, o que culminou com a licitação atual, vencida pela empresa Trans Oceânica. A nova empresa já possui experiência, atuando no litoral paranaense, mais precisamente em Pontal do Paraná, tendo ganho a concorrência em Guaratuba (PR), também, onde passará a operar no próximo mês (setembro). Trata-se de um grupo empresarial familiar, cuja frota própria totaliza quase 200 ônibus.

A nova concessão será de 15 anos e seguirá o novo plano de transporte, que prevê mais horários e uma série de novos serviços, como o acompanhamento da localização dos ônibus via GPS por aplicativo próprio, acesso adequado a pessoas com necessidades especiais, carros novos, com média de cinco anos de uso, itinerários novos e outros pontos bem especificados nesse novo contrato. Só considerando o transporte escolar, serão 13 carros operando.

Nesse primeiro momento, o sistema segue funcionando sem alterações. A nova empresa tem 180 dias para providenciar todas as alterações do contrato.

Por fim, os representantes da Prefeitura se comprometeram a chamar novamente a imprensa e fazer ampla divulgação no momento em que a Trans Oceânica for operar já com as novas especificações.

Clique aqui e confira a matéria que a Tribuna de Itapoá publicou sobre o Plano Municipal do Transporte Público Coletivo de Itapoá, apresentado em 2016, no qual está baseado o novo contrato dessa concessão no Município.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook