Defesa Civil de Itapoá desaconselha entrada no mar durante o Feriado

Devido a ameaças de nova ressaca do mar em Itapoá, a Defesa Civil local alerta os moradores de áreas costeiras do Município e, também, os pescadores para que evitem entrar no mar neste Feriado. Informações repassadas pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), dão conta que a passagem de uma frente fria pela região pode provocar ventos intensos de até 60 km/h, com rajadas, entre o litoral de Santa Catarina e a parte Sul do litoral de São Paulo.

Por causa disso, o mar deve ficar bastante agitado, com formação de ondas de 3 a 4 metros de altura nas áreas mais afastadas, e de 2,5 metros de altura perto da costa. A orla de Itapoá já vem sendo muito castigada pelas sucessivas ressacas nas últimas semanas, o que levou a Prefeitura a decretar situação de emergência no dia 24 de setembro.

Na semana passada, o decreto foi homologado pelo governo do Estado e a Prefeitura providencia agora a contratação da empresa que fará os reparos nas regiões afetadas.

Pontualmente, algumas áreas públicas já receberam reparos com a colocação de pedras, mas a maior parte da orla, que ficou destruída pelo avanço do mar, ainda precisa ser reconstruída. O grande problema agora é saber a força da ressaca que se aproxima e se ela causará mais transtornos aos moradores e proprietários de imóveis.

A Defesa Civil de Itapoá reforça que está de prontidão e recomenda, especialmente aos pescadores, para que evitem entrar no mar até a passagem desta frente fria que percorre o litoral catarinense. Os moradores de áreas costeiras também devem ficar atentos e acionar as autoridades caso identifiquem riscos iminentes à segurança das propriedades.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço disponível clicando aqui, os quais podem ser acessados a qualquer momento.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, que se encontra disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para o IOS.

Da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá. Fotos capturadas entre 10h e meio desta sexta-feira, dia 12 de outubro, por Julio Penteriche (Praia de Itapoá SC) no balneário Princesa do Mar.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook