Situação de emergência em Itapoá é reconhecida pelo Governo Federal

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União dessa sexta-feira, dia 19 de outubro, uma portaria em que reconhece a situação de emergência decretada no município de Itapoá no final de setembro em função dos prejuízos causados à orla itapoaense pelas ressacas naquele período. Entrando em vigor no momento de sua publicação, a portaria já está valendo. Dessa forma, a Defesa Civil do Município já pode dar início ao plano de trabalho definido em conjunto com a Coordenação Regional da Defesa Civil de Santa Catarina.

A portaria do Governo Federal levou em consideração o decreto assinado pela Prefeitura de Itapoá e homologado ainda em setembro, em que o Município solicita cerca de R$ 3 milhões para reconstruir os estragos causados pelas constantes ressacas marinhas que provocaram a erosão costeira em boa parte das praias locais no último mês. Além disso, também foi levado em consideração a certificação do estado de emergência por parte de Renato Newton Ramlow, secretário nacional de proteção e Defesa Civil a partir do FIDE (Formulário de Informações do Desastre) encaminhado logo após as ressacas.

Evento natural constante em Itapoá nos últimos anos, as ressacas são vistas como causadoras do encolhimento da faixa de areia da orla e pelo assoreamento da boca da barra do rio Saí Mirim, dois sérios problemas enfrentados pelo Município, especialmente nos últimos anos. Nas ressacas do último mês de setembro, houve quedas de muros de contenção, de moradias e de estabelecimentos comerciais. Além disso, vias públicas da Cidade também ficaram comprometidas. Pelo menos cinco dos 32 quilômetros de praia de Itapoá foram afetados por essa ressaca.

FOTO: Jerry Sperandio / Divulgação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook