Casos suspeitos de febre amarela em Itapoá são descartados pela Secretaria de Saúde

Dois casos suspeitos de febre amarela que estavam sob investigação em Itapoá foram descartados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira, dia 06 de março. A informação foi divulgada pelo site de notícias regionais NSC Total. Segundo o Portal, o resultado dos exames desses pacientes deve ser publicado nesta quinta-feira, dia 07 de março, no Boletim Epidemiológico da Febre Amarela, mantido pela DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) de Santa Catarina.

Na região Norte Catarinense, mais precisamente em Joinville, ainda há um terceiro caso suspeito de infecção pelo vírus sob investigação. A Prefeitura joinvilense ainda não recebeu a confirmação ou o descarte nesse caso.

Nenhum caso foi confirmado em Santa Catarina até o momento, mas o último boletim divulgado pela DIVE, dia 16 de fevereiro, apontava 15 casos suspeitos em dez cidades, contando com os três casos já citados (os dois descartados em Itapoá e um em Joinville). As outras 12 suspeitas já haviam sido descartadas, entre elas um caso em Garuva.

Sobre a Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Quais são os sintomas?

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem:
– início súbito de febre;
– calafrios;
– dor de cabeça intensa;
– dores nas costas;
– dores no corpo em geral;
– náuseas e vômitos;
– fadiga e fraqueza.

 

Com informações do Portal NSC Total e do Ministério da Saúde.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook