Porto Itapoá incentiva música por meio de projetos culturais na Cidade

Iniciativas contemplam crianças, jovens e adultos da comunidade

Oferecer condições para que a comunidade de Itapoá tenha mais acesso e contato com a música. Foi com esse objetivo que, há mais de quatro anos, o Porto Itapoá decidiu apoiar projetos musicais, por meio de lei de incentivo fiscal à cultura, sendo patrocinador integral de algumas iniciativas. “Entendemos que a música ajuda a formar bases sólidas, tanto culturais, quanto de caráter, para crianças e jovens, além de inserir adultos em um ambiente artístico diverso”, avalia Cássio Schreiner, presidente do Porto Itapoá.

O primeiro projeto apoiado via Lei Rouanet foi o Vozes da Babitonga. Com quatro anos de existência, a iniciativa conta com 40 integrantes que têm a partir de 16 anos de idade. “Itapoá estava muito longe de uma realidade de inclusão na música, por isso, tivemos a ideia do coral. O Porto Itapoá foi parceiro desde o início e abraçou a ideia. Essa foi uma das primeiras ações deste tipo na Cidade e temos certeza de que atividades de formação continuada proporcionam a mudança que queremos ver na nossa sociedade”, conta Helmuth Alfonso Kirinus, gestor cultural proponente do projeto.

Além do Vozes da Babitonga, o terminal apoia o Sementes do Amanhã – coral infantil, que já tem três anos de existência -, o Violão para Todos, que oferece aulas gratuitas para iniciantes -, a Orquestra de Violões, projeto para pessoas que já tocam o instrumento – e a Noite Cultural, iniciativa que está no seu quarto ano e prevê a apresentação dos participantes dos projetos musicais e de convidados, como Orquestra Prelúdio de Joinville, coro Vox Camerata e Cinema e Metais.

Todas as iniciativas são gratuitas para os participantes, realizadas semanalmente na Casa da Cultura de Itapoá. Neste ano (2019), além dos projetos apoiados na Cidade, o Porto Itapoá firmou parceria com o Instituto Core de Música, localizado em Joinville, que tem o objetivo de formar musicistas de alto desempenho para integrar orquestras infanto juvenil e jovem. Para o maestro Sergio Ogawa, a parceria viabiliza projetos culturais, principalmente os de formação musical de base (para crianças e adolescentes). “São esses jovens que irão voltar para as suas casas e escolas e falarão de música e de arte, são eles que formarão plateia com seus familiares e amigos, atuando como excelentes cidadãos, multiplicadores da transformação sócio cultural, que tanto nosso país precisa”, ressalta.

Com isso, oito crianças e adolescentes de Itapoá integram a lista de alunos do Instituto. Entre eles, está Hellen, 14 anos. A adolescente, moradora do Pontal, escolheu a viola como instrumento. “Ficamos sabendo do projeto em uma reunião da Associação. Ela se inscreveu e quando soube que passou ficou super feliz”, conta a mãe Priscila Foggiatto Malheiro.

A pequena Maria Clara, 8 anos, também irá tocar viola e deve usar a experiência que tem no coral Sementes do Amanhã para aprimorar seus conhecimentos em música. “Sempre acreditei que a arte, seja ela qual for, pode influenciar de forma muito positiva na formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade. Por isso, incentivo a Maria Clara a dançar, dramatizar e cantar”, relata a mãe Luciana Fernandes Coan. Moradora de Itapema do Norte, ela ficou sabendo da seleção pelas redes sociais do Porto e inscreveu a filha. “Quando soube o resultado, chorei. Ela, sem saber o motivo, me perguntou o que estava acontecendo e então eu contei. Ela ficou muito feliz e orgulhosa.”

Os irmãos Leonardo, 13 anos, e Lethícia, 10, também passaram na seleção. Para a mãe deles, Giselly Antunes, a oportunidade é única e pode ajudar a moldar o futuro dos filhos. “Eles estão muito empolgados e a família toda ficou muito feliz. O avô deles é músico. Por isso, eles já tinham certo contato com a música. Para mim, é uma tranquilidade saber que estão estudando algo que pode definir o futuro deles”, diz. Leonardo vai estudar trompa e Lethícia ficou com a flauta doce.

Da EDM Logos, Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá. FOTO: Julio Penteriche / Praia de Itapoá SC / Arquivo.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook