Itapoá passa a contar com novo espaço cultural

Nesse sábado, dia 08 de junho, músicos e estudantes de música locais e de outras localidades se encontraram em Itapoá para a inauguração de um novo espaço cultural na Cidade: o Centro Cultural IGG. As siglas fazem referência a Ida e Geraldo Gunther (casal de pioneiros e desbravadores de Itapoá).

As 40 vagas oferecidas para o Master Class com o renomado pianista Alberto Heller que marcaram o evento inaugural já haviam sido rapidamente preenchidas através das inscrições pela internet. A inauguração foi coordenada pela Escola de Música Tocando em Frente.

A ideia e iniciativa em prol do novo espaço cultural surgiu de uma parceria entre a Escola de Música e os irmãos Pedro e Rubens Gunther. Quando ficou vago o Salão de Festas do Camping Itapoá, espaço físico pertencente à família Gunther, Pedro e Rubens procuraram os gestores culturais Helmuth (Mutti) e Luci (Nena) Kirinus, que coordenam diversas atividades culturais na Cidade e os convidaram para gerir o espaço, iniciando assim um novo centro cultural. Aceito o desafio, organizou-se a vinda de Alberto Heller. Esse evento inaugural comemorou, também, os 10 anos de atuação cultural da Escola de Música Tocando em Frente em Itapoá (administrada por Mutti e Nena). O Centro Cultural IGG chega com a proposta de desenvolver novas e diversas atividades culturais no Município, para as quais se buscarão também o apoio dos artistas, empresariado, mecenas e amantes da Arte e da Cultura.

Para o mês de julho, no dia 06, às 19h, já está programado a vinda do regional de choro Sambaqui que, após uma turnê pela Europa, irá encantar nossa querida Itapoá com muito choro em um espetáculo com entrada franca. Para o mês de agosto, dia 10, teremos uma palestra musical sobre a história dos precursores violonistas compositores brasileiros (Canhoto, Dilermando Reis, João Pernanbuco, Garoto, etc.)  interpretados pelo duo ‘Nó na Madeira’ (Nicolau Schmidt e Helmuth Kirinus) aberto ao público e gratuito, e Master Class de violão com Nicolau Schmidt (pós-graduado em pedagogia e performance pela Faculdade de Belas Artes, de Curitiba/PR) para estudantes do instrumento.

Acompanhe a programação curtindo e seguindo a Fan Page do Centro Cultural IGG, disponível clicando aqui.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook