Liberada a construção de novo terminal de grãos no Porto de São Francisco

CRÉDITOS: James Tavares/Secom.
CRÉDITOS: James Tavares/Secom.

Nesta quinta-feira, dia 11 de setembro, a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, em Brasília (DF) liberou oficialmente a construção do novo terminal de granéis (TGSC) pela iniciativa privada. Esse terminal ficará ao lado do Porto Público de São Francisco do Sul. Serão investidos R$ 600 milhões na estrutura, que terá capacidade de movimentar 10,5 milhões de toneladas por ano e armazenar 275 mil toneladas de grãos (milho e soja) para exportação. “A solução para o desenvolvimento do país está nesta fórmula: Estados e Governo Federal trabalhando em conjunto com a iniciativa privada. Este é um momento importantíssimo para a economia catarinense”, salientou o governador em exercício, Nelson Schaefer Martins, presente no ato.

As obras estão previstas para serem iniciadas dentro de um mês, tão logo seja publicado o decreto de utilidade pública assinado pela presidente Dilma Roussef e expedida a licença ambiental de instalação por parte do Ibama (Instituto do Meio Ambiente). O prazo máximo para a conclusão dos trabalhos é 24 meses. “Vamos contribuir com o que tiver ao nosso alcance para melhorar a infraestrutura logística de Santa Catarina, vencendo a burocracia com rapidez e destravando os investimentos”, expressou o ministro da Secretaria de Portos, César Borges.

Sobre o projeto

Investimento da LogZ, Litoral Agência Marítima e do grupo chinês Hopeful, o projeto visa a construção de dois berços que totalizam 453 metros de cais com calado natural de 14 metros. Quatro torres fixas tipo Pescantes para exportação contemplam o berço externo. O berço interno, por sua vez, servirá tanto para exportação quanto importação, por meio de dois ship loader e um ship unloader. Ele contará, também, com uma infraestrutura capaz de interligar o terminal com os armazéns vizinhos. O Porto de São Francisco do Sul, atualmente, responde por 11% das exportações nacionais de grão, número que irá duplicar após o início da operação do novo terminal.

O ministro da Secretaria dos Portos, César Borges, aproveitou a ocasião para anunciar uma visita a Santa Catarina em meados de setembro, a fim de assinar a renovação da delegação dos portos de São Francisco do Sul (por mais 25 anos) e Imbituba (por mais 23) para o Governo do Estado, o que permitirá mais investimento na infraestrutura dos mesmos.

Prestigiaram o ato, a secretária de Articulação Nacional, Lourdes Martini; o secretário de Infraestrutura, João Carlos Ecker; o procurador geral do Estado, João dos Passos Martins Neto; o juiz assessor, Vitoraldo Bridi; o coordenador de assuntos estratégicos da Secretaria da Fazendo, Alex Santoro; o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi; representantes das empresas investidoras, da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários, da Secretaria Especial de Portos e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI).

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook