Coral Vozes da Babitonga – Caminhando e cantando rumo ao 5° ano de existência!

Projeto de formação musical, o Coral de vozes adultas Vozes da Babitonga está em seu quinto ano de execução. A ação contempla aulas de linguagem musical para o desenvolvimento vocal e desenvolve, também, precisão rítmica, melódica e de leitura musical, através de exercícios, dinâmicas e conhecimentos teóricos fundamentais para os coristas participantes. A concepção da proposta é de Helmuth Alfonso Kirinus, o Mutti, professor da Escola de Música Tocando em Frente. O patrocínio é do Porto Itapoá, através de Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Confira um pequeno histórico dos cinco anos de projeto do Coral Vozes da Babitonga:

2015 – O início

Após um longo processo burocrático para ser aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e, posteriormente, a busca por patrocínio, no dia 31 de julho de 2015, o Coral Vozes da Babitonga realiza o seu primeiro ensaio. Patrocinado pelo Porto Itapoá desde então, o grupo de vozes adultas realizou suas primeiras apresentações artísticas ainda naquele ano, sempre com a direção artística do maestro Rafael Huch e a coordenação administrativa da Escola de Música Tocando em Frente.

Também foi em 2015, mais precisamente no mês de agosto, que diversos coristas do Grupo estiveram na Câmara de Vereadores de Itapoá, tentando mobilizar os vereadores daquela legislatura sobre a importância de se criar uma lei de incentivo à Cultura na Cidade, bandeira defendida até hoje por muitos dos integrantes do Coral.

Desde seu primeiro ano de existência, o Coral Vozes da Babitonga tem marcado presença nos eventos culturais da Cidade, sempre com número expressivo de seus integrantes apoiando a cultura local. Não só isso, também se apresentou em Joinville, na Paróquia Cristo Redentor, em parceria com a tradicional Orquestra Prelúdio, daquela cidade.

A estreia do grupo em apresentações oficiais se deu em outubro daquele ano em uma apresentação oficial intitulada “Cantar é Preciso”. A Casa da Cultura de Itapoá ficou lotada para ver e ouvir o belo espetáculo proporcionado pelas quase 50 vozes à época.

E, para fechar o ano de estreia com “chave de ouro”, o Coral Vozes da Babitonga integrou o rol de apresentações da primeira Noite Cultural do Porto Itapoá. Dessa vez, mais de 400 pessoas estiveram o Estacionamento do Terminal Portuário para prestigiar a última apresentação que o Coral de vozes itapoaense fez naquele ano de 2015.

2016 – Trabalho e reconhecimento

No segundo ano de existência, o Coral Vozes da Babitonga seguiu trabalhando firme nos ensaios e apresentações, conquistando cada vez mais o reconhecimento do público e se destacando no cenário local. Tudo isso só foi possível, é claro, pela confiança que o Porto Itapoá depositou no Projeto, investindo nele por meio de patrocínio viabilizado por Lei Federal de Incentivo à Cultura.

É também em 2016 que nasce o coral infantil de Itapoá Sementes do Amanhã, qual passa a abrilhantar algumas das apresentações do Coral Adulto, com belíssimas aparições em conjunto. Destaque para o Concerto “Oh Noite Santa”, com apresentações na Igreja Matriz de Itapoá e na Igreja da Vila Glória, distrito de São Francisco do Sul, para um público total de cerca de 750 pessoas. Uma parceria com o Coral da Sociedade Lírica de Joinville –  grupo com 97 anos de tradição no canto – levou novamente o Coral Vozes da Babitonga para Joinville, dessa vez para se apresentar na Sociedade Lírica. Essa mesma parceria, já trouxe o Coral da Lírica para se apresentar três vezes em Itapoá. O último destaque de 2017, como em todos os outros anos, ficou por conta da Noite Cultural no Porto Itapoá, momento em que além de músicas em parceria com o Coral Infantil, o Vozes da Babitonga teve a honra de dividir o palco com a Orquestra Prelúdio.

2017 – Crescimento musical

Caminhando em direção a um protagonismo dentro do cenário cultural itapoaense, o Coral Vozes da Babitonga cresceu muito em 2017. As atividades começaram bem cedo e no início de fevereiro, os coristas já ensaiavam “a todo o vapor”. Dia 26 de abril, no 28º aniversário de Itapoá, o grupo esteve presente na solenidade que comemorou aquela data, cantando lindamente o hino da Cidade. Um mês depois, em maio, foi a vez da participação do coro no Concerto Duas Cirandas, que superou as expectativas do público que lotou a Casa da Cultura de Itapoá. No final de junho, o Coral fez uma linda apresentação no Evento Mais que Morador, do Pontal, onde também dividiu o palco com as crianças do Coral Sementes do Amanhã. “O Menino do Tambor”, outra parceira com o coral infantil, também foi um sucesso, sendo inclusive o tema do sempre inesquecível evento de encerramento das atividades dos corais no ano, a Noite Cultural do Porto.

2018 – Consolidação

No ano passado (2018), o Coral Vozes da Babitonga se consolidou de vez no cenário local e regional, com diversas apresentações musicais, que deixaram clara a evolução do Grupo durante os anos. Entre as apresentações que se destacaram, o concerto Alguém Cantando, na Festa Mais do que Morador, em parceria com a Orquestra Sua Majestade o Violão de Itapoá, que fazia a sua estreia nos palcos. Em agosto de 2018, o Porto Itapoá – patrocinador e responsável direto pela existência e manutenção do Coral até aqui – inaugurava sua ampliação e os coristas do Vozes da Babitonga lá estavam para cantar e encantar mais uma vez. Ainda em 2018, o Coral Vozes da Babitonga participou da abertura do evento “Um Toque de Natal” promovido pela Prefeitura de Itapoá e mais uma vez encerrou o seu ano de atividades no belíssimo e impecável evento que foi a 4ª Noite Cultural do Porto Itapoá.

2019 – Caminhando e Cantando

O ano de 2019 ainda não terminou, mas o Coral Vozes da Babitonga já fez apresentações memoráveis e há outras previstas. Junto com o Coral Infantil Sementes do Amanhã, o Coral Adulto subiu ao palco do aniversário de 30 anos de Itapoá para uma bela exibição em abril. Teve ainda mais uma linda participação no Evento Mais que Morador, do Pontal, com a presença da Orquestra Sua Majestade o Violão de Itapoá. Agora, para o próximo dia 20 de outubro, está previsto mais um capítulo da já longa história de parcerias com o Coral da Sociedade Lírica de Joinville, com o qual, o Coral Adulto de Itapoá se apresentará no Concerto Matinal realizado na Casa da Cultura de Itapoá. E é claro que estamos todos ansiosos para os eventos do final de ano, que devem mais uma vez superar todas as expectativas.

Caminhando e Cantando, os coristas do Vozes da Babitonga seguem de braços dados, com belas canções e apresentações que enriquecem a cultura local e regional.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook